Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Agronegócios

Soja é responsável por mais da metade das exportações de MT

EXPORTAÇÕES | 23/10/2020 13h 10min

Soja lidera exportações em Mato Grosso — Foto: João Carlos Castro

Mato grosso é um dos cinco estados brasileiros que mais venderam para outros países de janeiro a setembro deste ano, conforme dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. O produto que lidera a exportação é a soja, que corresponde a 52% do total exportado. Em seguida, está o milho com 14% e a pluma de algodão com 8,5%.

Cerca de 40% do que o setor agropecuário vendeu para o exterior até julho foram para China.

Além do grão, as vendas de carne bovina deram um grande salto nos últimos meses. Desde janeiro, o estado exportou um volume de 23% maior.

Exportação de gado teve aumento em MT neste ano — Foto: Divulgação/Pecsa

Exportação de gado teve aumento em MT neste ano — Foto: Divulgação/Pecsa

Apenas China e Hong Kong aumentaram em 150% as compras de carne bovina de Mato Grosso.

“Entre os principais motivos desse cenário, temos desde a questão do dólar, que favoreceu e oportunizou melhor esse preço, até a disputa comercial entre China e EUA, a demanda de proteína das carnes pela China e Oeste Asiático”, explicou o gestor de inteligência de mercado do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer.

Alguns setores da indústria se destacam com projeções positivas.

“Cito o setor de alimentos, como um todo, o setor de mineração, pois tem uma grande demanda mundial, e, com o câmbio favorável para exportação, as indústrias brasileiras e mato-grossenses estão aproveitando essas oportunidades para aproveitar seus volumes de exportação”, disse o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) , Gustavo de oliveira.

O secretário de fazenda de mato grosso, Rogério Gallo , explicou o quanto essas exportações em acensão contribuem para as finanças do estado.

“Isso faz com que Mato Grosso tenha um crescimento enquanto outros estados do Brasil estão em um período de estagnação. Isso faz com que tenhamos uma renda melhor em função desses trabalhos, e com o efeito 'renda' que gera ainda mais empregos nos setores de comércio e serviços”, ressaltou.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT