Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Cidades

Castração de cães e gatos começa na próxima semana em Lucas do Rio Verde

CASTRAÇÃO | 14/06/2019 15h 34min

Foto: Ascom Prefeitura

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, iniciam na próxima semana as ações do projeto para castração animal. O objetivo é fazer controle populacional e de zoonoses com a realização de cirurgias de esterilização de cães e gatos fêmeas (ovário salpingo histerectomia) na área urbana do município.

“A castração é um procedimento que nos trará resultados a médio e longo prazos e que é de suma importância para o controle de doenças e também para o controle populacional dos animais. Neste momento, faremos as cirurgias apenas em fêmeas, seguindo orientação científica que aponta controle mais efetivo quando a castração é em fêmeas. Mas, além disso, nós orientamos para que cada animal seja bem cuidado por seus donos e para que estes tenham uma posse consciente, cuidando da saúde e do bem-estar de seus animais”, explicou o secretário de Saúde, Rafael Bespalez.

De acordo com a Secretaria de Saúde, para ser beneficiado com a castração gratuita é necessário fazer um credenciamento na Vigilância Sanitária, que por sua vez irá analisar os documentos apresentados e fará avaliação dos animais.

Poderão ser beneficiados os animais pertencentes à famílias de baixa renda e animais albergados nas ONGs cadastradas através de Edital de Chamamento (Alpatas e Ampara).

Neste sentido, será priorizado o atendimento de famílias que estejam recebendo benefícios sociais provenientes dos governos Federal, Estadual ou Municipal, registrados na Secretaria Municipal de Assistência Social, no Cadastro Único Nacional para programas sociais e/ou enquadradas como de baixa renda segundo classificação do IBGE ou Governo Federal.

“De posse dos documentos pessoais e de comprovação de baixa renda, os proprietários de animais podem procurar a Vigilância Sanitária para o credenciamento. Também é preciso apresentar a carteira de vacinação do animal. As fêmeas que serão castradas têm que ter um bom estado nutricional e imunológico e será feita uma avaliação pelo nosso setor para autorizar o procedimento.

O veterinário ressalta ainda que a castração dos animais deve incluir avaliação pré-operatória, medicamentos, materiais e avaliação pós-operatória, bem como os cuidados dos donos com seus bichinhos. “Quem se enquadrar nesse projeto tem que ter a consciência e responsabilidade de cuidar dos animais pós-cirurgia, pois são necessários alguns cuidados especiais. Nós orientamos e não queremos que ninguém abandone nenhum animal”, completou.

A contratação dos serviços veterinários para castração de animais domésticos foi realizada por meio de licitação. Os procedimentos serão realizados por médico veterinário, seguindo as normas técnicas e éticas dispostas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Neste primeiro projeto devem ser castrados cerca de 500 animais.

Para orientar a população foi elaborado um folder informativo. Mais informações na Vigilância Sanitária pelo telefone (65) 3548-2507.

Fonte:   Ascom Prefeitura/Carolina Matter