Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Cidades

Conferência Municipal de Saúde aprova 46 propostas para etapa estadual

SAÚDE | 28/03/2019 10h 35min

Foto: Cmara Municipal

Cerca de 250 pessoas participaram nesta quarta-feira (27) da VI Conferência Municipal de Saúde. O evento, realizado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, e Conselho Municipal de Saúde, reuniu usuários do SUS, trabalhadores da saúde e servidores públicos.

Realizada em todo o Brasil a cada quatro anos, a conferência tem como objetivo convocar a população para debater os problemas e buscar soluções em conjunto para os desafios da saúde pública em todo o país.

Durante o encontro, foram aprovadas 46 propostas de âmbito Municipal, Estadual e Federal, que serão debatidas e defendidas na etapa estadual da conferência. Entre as propostas estão a revisão das tabelas de preço dos serviços de saúde pagos pelo Estado e União, elaboração de projetos para conscientizar a população para utilização correta dos serviços evitando prejuízos, criação e implantação de protocolos clínicos municipais, manual de normas e rotinas nos PSFs de acordo com a realidade de cada localidade, aumentar foco na prevenção com oferta de convênios e outros meios, entre outras indicações.

Na conferência também foram apresentados dados importantes do município e do estado, como os indicadores do Siops – Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde, valores investidos com recursos próprios e também com repasses estaduais e federais, informações sobre gestão estratégica e planejamento.

Para a etapa estadual, que será realizada em julho de 2019, em Cuiabá,  foram eleitos 10 delegados e 5 suplentes para representar Lucas do Rio Verde, sendo representantes dos usuários do SUS, dos trabalhadores da Saúde e da Gestão Municipal.

Fonte:   Ascom Prefeitura/Carolina Matter