Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Cidades

Cuiabá registra 108 mortes em acidentes em 2018; crescimento de 20% na violência no trânsito

MORTES EM ACIDENTES | 05/05/2019 10h 43min

Foto: Divulgação

Cuiabá registrou 108 mortes em acidentes de trânsito nas vias da capital em 2018. Segundo a Prefeitura de Cuiabá, entre os anos de 2015 e 2017, houve uma redução do número de acidentes fatais em Cuiabá, entretanto, em 2018, destacou-se um crescimento de 20% na violência no trânsito da capital.

O impacto no período 2015/2018 resultou num aumento de 10,2% de óbitos por acidentes de trânsito.

Os dados são do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (CMSPT) que divulgou o boletim do Programa Vida no Trânsito (PVT).

No ano de 2018, foram registrados 104 acidentes de trânsito com mortes nas vias públicas de Cuiabá, totalizando 108 vítimas fatais.

Em 2018 houve um aumento de acidentes ocorridos em Cuiabá envolvendo residentes do município de Várzea Grande, aproximadamente quatro vezes mais que no ano de 2017.

 

Perfil

Quanto ao perfil do acidentado, do total de casos, 86,1% são homens de 18 a 35 anos correspondendo à metade das vítimas fatais.

A maioria dos acidentes fatais ocorreu aos sábados e domingos à noite.

No período analisado, a maior incidência de vítimas foi em motociclistas, com predomínio de acidentes do tipo colisão. Em mais da metade das vítimas, o óbito ocorreu no local do acidente.

Do total de acidentes, aproximadamente 83,0% ocorreram no perímetro urbano da Capital, em vias expressas, sendo, no período analisado, o excesso de velocidade o fator de risco que mais contribuiu para os acidentes fatais em Cuiabá, seguido por condução sob efeito de álcool.

A conduta de risco mais frequente foi a falta de habilitação.

 

Internações

De acordo com dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS) que autoriza as internações pelo SUS, em 2018 o município de Cuiabá registrou 2.985 internações por acidentes de trânsito, gerando um gasto de mais de R$ 4 milhões aos cofres públicos.

Os acidentes envolvendo motociclistas predominaram no total de internações das quais 76,1% ocorreram no Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), serviço de referência em urgência e emergência da capital para todo o estado.

O Programa Vida no Trânsito (PVT) é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) em cooperação técnica com a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) e as secretarias municipais e estaduais de saúde, e vem sendo desenvolvido desde 2012 em todas as capitais do país com o objetivo de subsidiar os gestores no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito.

Fonte:   G1 MT