Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Cidades

Cuiabá, Sinop e Rondonópolis vão ter visão de eclipse solar na segunda

ECLIPSE SOLAR | 12/12/2020 18h 16min

Eclipse solar acontece na próxima segunda-feira (14) e pode ser visto de forma parcial em Cuiabá, Sinop, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis e outras cidades do Estado. Segundo o Grupo de Astronomia de Pernambuco (Astrope), o eclipse aparecerá a partir de 12h.

No Brasil, o evento será visto em 14 das 27 capitais brasileiras. As regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Oeste das regiões Norte e Nordeste do Brasil terão visão do eclipse.

O eclipse de forma total só será visto no Sul do Chile e da Argentina, pois estão localizados em uma estreita faixa de sombra da totalidade que cruzará o Sul do Oceano Pacífico e o Sul da América do Sul.

O Brasil não integra essa faixa, por isso suas visões são parciais. Esse fenômeno astronômico ocorre quando a lua se posiciona entre a Terra e o Sol, ocultando a luz emitida pela estrela em direção ao planeta.

 

Como assistir

Os eclipses solares, parciais ou totais, não podem ser assistidos a olho nu. É importante comprar um óculos especial, pois existe o risco de criar uma lesão permanente na visão.

Os óculos especiais são vendidos pela internet. Outra opção é usar um vidro “lente de soldador”, com coloração 14, encontrado em vidraçarias.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Repórter MT