Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Cidades

Decoração natalina é depredada antes mesmo da inauguração na Praça Central

SÃO JOSÉ DO RIO CLARO | 10/12/2019 09h 39min

Fotos: Marcelo Formiga

A estrutura ornamental foi danificada antes mesmo de concluir a instalação da iluminação que comporá a decoração natalina na Praça Central Domingos Briante, em São José do Rio Claro. A depredação ocorreu neste final de semana por crianças supervisionadas por seus responsáveis e que nada fizeram para intervir.

Conforme o relato do auxiliar de serviços gerais e pedreiro de pequenos reparos, William Renato “Popó” da Silva, os menores brincavam e se penduravam nas mangueiras de LED, prejudicando o trabalho, danificando os materiais e se expuseram ao risco de descarga elétrica.

“Deixaram as crianças arrebentarem a estrutura da árvore, que não é barata, além do risco de se machucarem por um choque elétrico. Se os pais cuidassem e impedissem que elas depredassem a decoração, evitaria custos e resserviço, pois não precisaria deslocar funcionários para fazer novamente a parte que já havia concluída”, desabafa.

As palavras foram endossadas pela secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria do Socorro de Oliveira, que complementa sobre o planejamento orçamentário limitado e a reutilização de parte do material do ano anterior. A gestora cobra consciência coletiva da população rio-clarense.

“Fizemos um novo layout para a árvore, iluminação nas palmeiras e aplicação metalizada nos postes, diferente do ano passado, para atrair as famílias em um ambiente fraterno e aconchegante. Boa parte desse material foi reaproveitado e utilizamos o mínimo de novos itens para evitar gastos. Infelizmente, o relapso de alguns prejudica um trabalho executado com tanto carinho pelas equipes de infraestrutura e da educação, que se dedicaram além do horário de expediente. Quebraram as mangueiras de luzes e rasgaram os tecidos. Por isso, meu apelo é que temos que zelar, temos que somar e, principalmente, temos que ter a consciência de preservar o que é público, ou seja, é de todos nós”, enfatiza.

Foram utilizados mais de 800 metros de iluminação. Dessas, deverão ser trocadas pelo menos cinco carreiras de mangueira, num total aproximado de 30 metros e cujo metro custe R$ 8,32, ou seja, cerca de R$ 250,00.

“Parece pouco, mas se continuar com esse descuido dos pais e responsáveis com as crianças, vamos amargurar um prejuízo desmedido até janeiro”, completa Socorro.

Ainda conforme a secretária, um presépio confeccionado em resina deverá ser hospedado nesta segunda-feira (09) em um ambiente apropriado para fotografia, assim como uma passarela coberta com lona plotada e iluminada com LED com a mensagem “Feliz Natal e próspero Ano Novo”. Um guarda vigiará a Praça enquanto a ornamentação estiver instalada.

O prefeito Valdomiro Lachovicz aproveita o ocorrido ao se dirigir à população para que preserve os adereços e decoração natalina.

“Cada um de nós pode contribuir com a fiscalização e a cuidar dos nossos enfeites de Natal. Vamos conservar o que é nosso. Esses enfeites custam dinheiro, esse dinheiro vem dos impostos arrecadados. Então, sejam nossos parceiros, evitando danos, estragos e orientando as crianças a cuidar do que é de todos nós”, finaliza.

A decoração deverá ser inaugurada até sexta-feira (13). Já a chegada do Papai Noel está prevista para a próxima semana.

Fonte:   LUCIANE CARVALHO