Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Cidades

Encontro de música irá reunir artistas, professores e gestores em Nova Mutum-MT

PONTO DE CULTURA | 17/06/2019 16h 20min

Foto: Assessoria

A Escola de Música de Nova Mutum completa 10 anos em 2019 e, em comemoração, realiza o ‘1° Encontro Criativo de Nova Mutum – música, empreendedorismo, formação e fruição’. O evento é gratuito e as inscrições estão abertas até 21 de junho. O formulário está disponível no site da instituição. A Escola de Música, que também compõe a Orquestra Jovem de Nova Mutum, é Ponto de Cultura apoiado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

O evento será realizado em Nova Mutum, nos dias 28 de junho a 03 de julho, e reunirá representantes artistas, produtores, gestores e pesquisadores dos setores criativos da música, além de representantes de organizações públicas, privadas e da sociedade civil. A proposta é conectar o debate teórico com as práticas do mercado atual, fomentando reflexões sobre tendências contemporâneas, promovendo a qualificação de profissionais da música e fortalecendo as redes de cooperação da Escola de Música.

Uma das presenças de destaque do evento é do compositor alemão radicado no Brasil, maestro Ernest Mahle. Ele nasceu na Alemanha, em 1929, mas é brasileiro naturalizado desde 1962. Foi aluno de composição de Johann Nepomuck David, na Alemanha, de Hans Joachim Koellreutter, no Brasil. Estudou no Conservatório Dramático Musical de São Paulo e frequentou cursos internacionais de férias em Lucerna, na Suíça, Darmstdat, Alemanha, e Salzburgo, na Áustria, onde foi aluno de Olivier Messiaen, Wolfgang Fortner e Ernest Krenek. Estudou também regência com L. von Matacic, Rafael Kubelik e Mueller-Kray. Em 1953, foi um dos fundadores da Escola de Música de Piracicaba, onde exerceu, durante 50 anos, as funções de diretor artístico, professor e maestro dos vários conjuntos da entidade: coro, orquestra de câmera e sinfônica. Em 1965, recebeu o título de “Cidadão Piracicabano”, por seus trabalhos em prol da educação da juventude.

Para o Encontro, Mahle estará à frente de uma mesa redonda e protagonizará a regência de uma obra inédita escrita para a Escola – “O Semeador”. Com letra de Machado de Assis, a obra, em modelo de cantata, será o presente musical para as novas gerações de artistas empreendedores do estado. Além do maestro, comporão o quadro de palestras, oficinas e seminários, o maestro Carlos Taubaté (MT), Nathália Larangeiras (SP), Marcos Sadao (SP), Fernando Pereira (MT), Guilherme Chaves (MT), Alessandra Marangoni, entre outros.

Serviço

Mais informações sobre o evento e a programação podem ser acessadas no site. Ou diretamente em contato com os organizadores pelo telefone: (65) 3308-3667 e e-mail comunicacao@orquestranovamutum.org.br.

Fonte:   Assessoria