Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Cidades

Inauguração do Senai traz mais qualificação profissional para Lucas do Rio Verde

SEDE SO SENAI | 11/09/2019 12h 43min

Foto: Ascom Prefeitura/ Daniela Meinerz e Patricia Pires

Um novo passo rumo à ampliação da oferta de qualificação profissional foi dado em Lucas do Rio Verde com a inauguração da sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A solenidade foi realizada nesta terça-feira (10), com a presença de autoridades e a população luverdense.

O ato contou com a presença do governador Mauro Mendes, o presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), Gustavo de Oliveira, o prefeito Luiz Binotti, o conselheiro emérito e ex-presidente da FIEMT, Jandir Milan, os deputados estaduais Silvio Fávero e Xuxu Dalmolin, a diretora regional do Senai, Lélia Brun, autoridades estaduais e municipais e empresários de Lucas do Rio Verde.

De acordo com o prefeito Luiz Binotti, a unidade no município é um anseio antigo da população. “A construção do Senai em Lucas do Rio Verde foi planejada durante anos e por diversas vezes não saiu do papel. Mas graças a gestão que fizemos junto a instituição conseguimos efetivar esse projeto e a partir de agora a nossa população terá o atendimento merecido. Lucas do Rio Verde já é a Capital da Agroindústria e caminha para ser a Cidade do Conhecimento, nós estamos procurando trazer para nossa população escolas como o Senai que vão promover a formação dos nossos jovens e o crescimento da nossa cidade”, explicou Binotti.

O presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), Gustavo de Oliveira, destacou que a unidade de Lucas foi idealizada para dar suporte para toda a região, com demandas autênticas da população por qualificação. “A indústria já está há muito tempo presente em Lucas do Rio Verde, nós temos indústrias importantes para o estado em Lucas, e essa unidade vem para dar suporte ao agronegócio, por meio de uma unidade avançada para dar assistência na área agrícola e também vem preparada para ajudar na industrialização, que é uma verticalização importante da nossa economia”, salientou Oliveira.

Para o governador Mauro Mendes, “o Senai é uma importante instituição do Sistema da Federação das Indústrias, do qual eu tenho a honra de ter sido presidente e presidente do conselho do Senai, e essa instituição tem um papel protuberante no desenvolvimento da indústria no nosso estado. A cidade de Lucas é uma das mais promissoras cidades do estado, está numa região de grande potencialidade de crescimento da indústria do agronegócio e esta unidade será determinante para qualificar a mão de obra como suporte para o crescimento sustentável da indústria na cidade e em toda a região”.

Segundo a diretora regional do Senai, Lélia Brun, esta é a 13ª unidade do Senai Mato Grosso. “Pra nós essa unidade foi concebida olhando as necessidades das indústrias locais, com um olhar voltado pra automação, eletroeletrônica e metalmecânica, é claro que nós vamos atuar também em diversas áreas, como gestão, segurança do trabalho, atendendo as necessidades das indústrias locais. Essa unidade é um presente para Lucas do Rio Verde, e vai promover o desenvolvimento local e das pessoas. Nós acreditamos muito no poder da educação profissional e também da difusão tecnológica”, assegurou Lélia.

O vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Rio Verde, Ezequias Vasconcelos, enfatizou a importância da qualificação para todos os moradores da cidade. “É um sonho realizado pra nós luverdenses que aguardamos há vários anos por formação em tecnologia, e o Senai nos presenteou com essa belíssima obra em Lucas do Rio Verde na gestão Binotti. É uma nova oportunidade para nossa população melhor se profissionalizar, toda nossa sociedade está de parabéns por receber esta unidade do Senai”, afirmou Vasconcelos.

A construção do Senai foi realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, com a cedência da área, e a instituição. A estrutura, com mais de 2.600 m², vai atender cerca de 1.200 alunos por dia em três turnos, com sete salas de aulas, para até 40 alunos cada, laboratórios de higiene e segurança do trabalho, mecânica, além de laboratórios multiusos, tudo para receber da melhor forma os estudantes. Na sede, serão oferecidos cursos como Manutenção Mecânica e Automação, Tecnologia da Informação, Segurança do Trabalho e Gestão.

Além de Lucas do Rio Verde, a unidade vai atender a população das cidades de Tapurah e Nova Maringá que possuem, juntas, uma população estimada em mais de 90 mil pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Senai está localizado na Rua Umuarama, n° 675 S, bairro Menino Deus, em frente ao Centro de Eventos Roberto Munaretto. O horário de atendimento é das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Mais informações sobre cursos podem ser obtidas pelo telefone (65) 3548-8600.

Fonte:   Ascom Prefeitura/Francieli Cela