Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Cidades

Lucas do Rio Verde é destaque nacional por serviço de telemedicina na pandemia

PANDEMIA | 07/06/2021 14h 20min

(Foto: Ascom Prefeitura/ Arquivo)

O programa TeleLucas, serviço de telemedicina que realiza atendimento on-line via Whatsapp, foi destacado como uma das experiências mais inovadoras pela iniciativa “APS Forte no SUS - no combate à Covid-19”. Promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS) no Brasil e pelo Ministério da Saúde, a iniciativa visa dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país.

Em parceria com o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC-LRV), o TeleLucas é uma ferramenta disponível para dar direcionamento e consultar, via Whatsapp, os pacientes que começam a apresentar quaisquer sintomas, que podem ou não ser Covid-19, a fim de evitar maior lotação presencial nas unidades básicas de saúde do município.

Uma equipe técnica fica do outro lado da linha organizando os atendimentos, que passam por triagem e consulta médica.

“Na pandemia é essencial que, mesmo não podendo (ou evitando) ir presencialmente, haja disponível um serviço médico de qualidade e que os pacientes tenham o problema solucionado, que é o que acontece em mais de 75% dos casos atendidos”, afirma a médica Fernanda Heldt Ventura, secretária de Saúde e idealizadora do projeto em Lucas do Rio Verde.

Na primeira fase do “APS Forte no SUS - no combate à Covid-19”, em 2020, um total de 1.631 experiências brasileiras foram inscritas. Neste momento, apenas 261 experiências foram selecionadas e Lucas do Rio Verde é o único município representando o estado de Mato Grosso nesta fase.

Desde a implantação, em 24 de março de 2020, até a presente data, o TeleLucas realizou 5.758 atendimentos.

O TeleLucas atualmente não é um serviço exclusivo para sintomas de Covid-19. Portanto, se houver dúvidas ou apresentar quaisquer sintomas e precisar de orientação, o paciente pode contatar via Whatsapp os profissionais disponíveis pelos números (65) 99978-1582 / (65) 99235-5710 e (65) 99238-5498.

Para conferir mais sobre o programa APS Forte no SUS acesse https://apsredes.org/aps-forte-sus-no-combate-a-pandemia/.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular. 

Fonte:   Ascom Prefeitura/ Duana Souza