Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Cidades

Lucas do Rio Verde inicia campanhas de multivacinação e de imunização contra pólio

CAMPANHAS | 07/10/2020 13h 50min

Já está sendo realizada em Lucas do Rio Verde a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas na unidade de saúde mais próxima.

Crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio vão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), na forma injetável. Crianças que já receberam uma ou mais doses contra a pólio vão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), na forma de gotinha.

As crianças que estiverem com o esquema vacinal incompleto receberão as doses necessárias para atualização da caderneta e quem estiver com o esquema vacinal completo receberá outro reforço.

Na multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. O objetivo é analisar se o esquema de vacinação desse grupo está completo e, para aqueles que estiverem faltando alguma vacina, serão aplicadas as doses necessárias. Durante a campanha serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

A vacinação será realizada durante todo o mês de outubro nos PSFs, exceto as unidades III Menino Deus (Covid-19), V Pioneiro (reforma) e XII Veneza (monitoramento Covid). Nas demais unidades o atendimento será das 7h às 11h e das 13h às 17h.

“Agendamos o Dia D de vacinação para 17 de outubro, mas desde já convidamos às famílias que levem as crianças para serem imunizadas no decorrer do mês, uma vez que as doses já estão disponíveis nos PSFs, evitando assim filas e aglomeração”, esclarece a responsável pela Central de Vacinas, Márcia Trentin.

Para garantir a segurança das pessoas que comparecerem aos PSFs, as equipes estão adotando medidas de prevenção contra a Covid-19, como disponibilizar álcool 70% para higienização das mãos, triagem de pessoas na entrada das unidades e o uso de máscara é obrigatório para todos.

 

PÓLIO

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.

“A nossa preocupação é que a procura pela vacinação diminuiu devido à pandemia, mas é muito importante que as crianças e adolescentes tenham suas cadernetas atualizadas para prevenir diversas doenças”, pontuou Márcia.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Assessoria