Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Cidades

Mau acondicionamento do lixo causa 20% dos acidentes com coletores em Sinop-MT

ACIDENTES COM COLETORES | 22/07/2020 12h 08min

Foto: Assessoria

O acondicionamento dos resíduos sólidos é um processo rotineiro em todos os lares, tudo que não é reaproveitado, normalmente, é armazenado em sacos plásticos e depois descartado em lixeiras, de onde são retirados pelos coletores.

Até aí parece tudo normal, entretanto, o mau condicionamento do lixo causa 20% dos acidentes com os coletores no município de Sinop-MT.

Principais tipos de acidentes

Os principais tipos de acidentes são os cortes causados por resíduos mal embalados, vidros quebrados, objetos pontiagudos sem proteção, como facas, espetos e até mesmo perfurações por agulhas.

Reflexo desses acidentes

A Sanetran, empresa responsável pela coleta e destinação do lixo doméstico em Sinop-MT, explica que todas as vezes que ocorrem acidentes relacionados ao mau acondicionamento do lixo, são adotados protocolos de atendimento ao coletor.

Vamos a um exemplo: quando são furados por agulha. Nesses casos, a seringa, quando encontrada, é levada junto com o coletor para o posto. 

O funcionário fica em observação, é feita uma análise do reagente da seringa para verificar tipo de material que tem ali, por prevenção contra AIDS.

Dependendo da situação, quando o laboratório da área da saúde não consegue identificar a substância, o coletor precisa tomar o coquetel para HIV.

Orientações para descarte consciente

A orientação é para que esses materiais perfurocortantes sejam embalados dentro de garrafas pet, ou nas caixinhas tetra pak, como por exemplo, as de leite.

Alguns moradores já têm conscientização e até colocam bilhetes informando que tem material cortante, alertando os coletores para redobrar o cuidado.

Prefeitura em ação

Nos últimos anos a Prefeitura de Sinop tem adotado medidas para melhorar a coleta e destinação do lixo, como pro exemplo, o fechamento do lixão e a contratação de uma empresa especializada para levar os resíduos até o aterro sanitário. A prefeita Rosana Martinelli pontua que essa uma preocupação de sua gestão e que novas melhorias serão implantadas. “Precisamos proteger nossos trabalhadores e o meio ambiente, com isso, todos saem ganhando”.

Veja as Fotos

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular. 

Fonte:   Assessoria