Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Cidades

'Não pautei o projeto do IPTU, porque no início do ano os contribuintes já têm muitos impostos e contas a pagar', ressaltou Dirceu Cosma

IPTU 2020 | 05/02/2020 13h 44min

Foto por: Ascom/Tarsila Borges

O presidente da Câmara, vereador Dirceu Cosma (PV), explicou o motivo de o Projeto de Lei n. 107/19, que trata da campanha de descontos do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2020 ainda não ter sido votado pelo Legislativo.

Segundo o vereador, a proposta do prefeito Luiz Binotti, era antecipar o lançamento da campanha de arrecadação para o mês de janeiro e iniciar a cobrança do imposto em fevereiro.

"Todo ano, a prefeitura lança a campanha do IPTU em abril e as pessoas começam a pagar em maio. Não pautei o projeto do IPTU, porque no início do ano os contribuintes já têm muitos impostos e contas a pagar."

O presidente se referiu ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que vence em janeiro, matrícula, materiais escolares e várias contas referentes as férias e festas de fim de ano.

Além dos boletos que vencem no início do ano, o vereador destacou o fato de que janeiro e fevereiro são meses fracos para o comércio. E na agricultura, os produtores estão colhendo a safra de soja.

"É preciso pensar na população, quem trabalha com vendas e depende de comissão sabe que o início de ano é fraco. E o dinheiro da venda da soja, só entra na economia a partir de março."

O presidente ressaltou ainda que está aberto ao diálogo com o prefeito. Mas destacou que a população deveria ter sido informada pela prefeitura, sobre a antecipação da cobrança do IPTU.

"As pessoas já estão acostumadas a começar a pagar o imposto em maio. Não dá pra mudar isso, sem ouvir a comunidade. Como começar a pagar o IPTU em fevereiro, se não foi avisada da mudança e não pode se planejar financeiramente pra isso?"

Fonte:   Ascom/Marcello Paulino