Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 01 de Maio de 2024

Cidades

Nova Mutum: Colegas que trabalhavam com homem que morreu de Covid-19 também estão infectados

COVID-19 | 04/05/2020 18h 30min

/FOTO: SES-MT

Duas pessoas que trabalhavam com o homem de 47 anos que morreu neste domingo (3), contaminado pela Convid-19, também testaram positivo e permanecem isoladas. Morador há 6 meses da cidade de Nova Mutum (239 km de Cuiabá), o paciente que veio à óbito pertencia a uma empresa terceirizada que presta serviços nas obras de uma indústria em andamento no ramo de produção de etanol de milho.

O prefeito Adriano Pivetta confirmou a contaminação de trabalhadores do alojamento e que os casos são monitorados pela secretaria de Saúde do município e Vigilância Sanitária. “O alojamento está sendo monitorado e das pessoas que conviveram com ele, têm duas positivas e mais 30 que não apresentaram nenhum sintoma, mas estão em isolamento, em princípio, sem sem nenhum tipo de sintomas”, informou o gestor.

Questionado sobre uma possível interdição dos trabalhos na usina em construção, o prefeito descartou a possibilidade, alegando quadro clínico estável dos acometidos e a ausência de sintomas dos demais empregados. “Eles estão sendo monitorados, estão bem, não tem nada. Os demais estão bem, até o momento não apresentaram nada. O problema, provavelmente, não foi (ocasionado) na empresa onde eles estão trabalhando”, disse o chefe do Executivo municipal.

 

Trabalhador veio de São Paulo

Segundo a secretária de Saúde de Nova Mutum, Anke Schwabe, o óbito foi contabilizado pelo município, pois o homem morava na cidade há seis meses. Ele deixou a família em Sertãozinho (SP), para prestar serviços à usina. “Ele já estava morando aqui (Nova Mutum) há seis meses. A gente sabe que ele estava morando a trabalho e que depois iria embora, mas nesse período, a gente contabiliza como morador de Mutum com todos os benefícios que o município oferece”, elucidou.

Conforme o boletim municipal, Nova Mutum já contabilizou cinco infectados pelo vírus, um caso recuperado e um óbito. Duas pessoas cumprem isolamento domiciliar e apenas uma segue internada, porém o quadro é considerado estável.

Anke ainda adiantou que a cidade cumprirá o que estabelece o decreto municipal, garantindo as medidas consideradas necessárias ao combate e enfrentamento do coronavírus e que os casos confirmados já estão sendo monitorados pelo órgão. No entanto, o que mudará é a fiscalização do comércio. “Medidas enérgicas o município já adotou bem antes de se contabilizar os infectados. Agora, as restrições apontadas no decreto serão fiscalizadas mais de perto. Todas as medidas que tomamos são consideradas adequadas e vamos manter. Não vai haver mais nenhum afrouxamento”, assegurou a secretária.

Casos em MT

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (04.05), 344 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 13 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. O último óbito foi notificado pelo município de Sinop, mas envolveu um residente de Nova Mutum.

Os casos confirmados estão em Cuiabá (145), Rondonópolis (50), Sinop (20), Várzea Grande (27), Cáceres (10), Tangará da Serra (10), Primavera do Leste (9), Mirassol D’Oeste (8), Jaciara (9), Lucas do Rio Verde (8), São José dos Quatro Marcos (6), Nova Mutum (5), Barra do Garças (4), Ipiranga do Norte (3), Confresa (4), Rio Branco (2), Querência (2), Poconé (2), Peixoto de Azevedo (3), Jangada (2), Curvelândia (2), Canarana (2), Aripuanã (2), Alta Floresta (2), Vila Bela da Santíssima Trindade (1), União do Sul (1), Poxoréu (1), Pontes e Lacerda (1), Pontal do Araguaia (1), Nova Monte Verde (1), Lambari D’Oeste (1), Conquista D’oeste (1), Campo Novo do Parecis (1) e residentes de outros Estados (8).

Nas últimas 24 horas, surgiram 7 novas confirmações em Cuiabá (1), Várzea Grande (1), Tangará da Serra (1), Jaciara (1), Lucas do Rio Verde (1), Confresa (1) e Peixoto de Azevedo (1).

Dos 344 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 105 estão em isolamento domiciliar e 205 estão recuperados. Há ainda 21 pacientes hospitalizados, sendo 13 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 8 em enfermaria. 

No boletim, a SES também divulga que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, atualmente, de 98 leitos de UTI e 400 leitos de enfermaria especificamente para pacientes com coronavírus no Estado.

Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 57% dos diagnosticados são do sexo feminino e 43% masculino; além disso, 162 pacientes têm faixa-etária entre 36 a 55 anos. O documento ainda aponta que um total de 2.178 amostras já foram processadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 70 amostras em análise laboratorial.

Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada diariamente pela SES disponível neste link, a partir das 17h.

Cenário nacional

Nesta segunda-feira (04), o Governo Federal confirmou 105.222 casos da Covid-19 no Brasil e 7.288 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, divulgado pelo Ministério da Saúde, o país contabilizava 7.025 mortes e 101.147 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Power Mix