Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Cidades

Organização altera data e Feira de Ciências em Lucas do Rio Verde será de 22 a 24 de novembro

FEIRA DE CIÊNCIAS | 23/09/2019 12h 38min

Foto: Ascom Prefeitura/Gabriel Balhone

Prevista originalmente para setembro, em Lucas do Rio Verde, a Feira de Ciências do Médio-Norte Mato-grossense (FeCI-MN/MT), precisou ter sua data alterada para os dias 22, 23 e 24 de novembro em virtude da greve dos professores estaduais. O anúncio da mudança foi feito na manhã desta sexta-feira, 20, pela professora Marfa Magali Roehrs, da Unemat/Barra do Bugres, responsável pela coordenação, que passou a semana toda em Lucas do Rio Verde para tratar de aspectos organizativos e da divulgação do evento.    

O evento, destinado a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Médio Técnico, será realizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Unemat, e envolve prioritariamente os 16 municípios pertencentes à área territorial do Médio-Norte mato-grossense, embora tenha abrangência estadual e livre acesso para a inscrição de trabalhos oriundos de outros municípios de Mato Grosso.

Além da mostra de trabalhos, que terá como local o Centro de Eventos Roberto Munaretto, a programação reúne rodas de conversa temáticas, oficinas, planetário móvel, minicursos e exposições de cunho demonstrativo. Ao longo da semana, a equipe organizadora visitou instituições das redes locais de ensino para promover a feira e conversar com alunos, professores e gestores sobre a importância da participação no evento.

Segundo a coordenadora, a FeCI-MN/MT, diferentemente dos modelos tradicionais, voltados para a execução de trabalhos demonstrativos, tem o objetivo de estimular a cultura científica escolar, valorizando trabalhos investigativos como estratégia de ensino e aprendizagem; fomentar o empoderamento de gênero com o estímulo à participação feminina nos projetos e apresentação de resultados, especialmente nas áreas de exatas e tecnológicas, tidas como essencialmente masculinas; e aproximar a escola da universidade e da comunidade, em atividades  de pesquisa e diálogos de resultados, de forma que contribua para a diminuição de desigualdades sociais e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

“Serão três dias em que teremos em Lucas do Rio Verde um espaço de aprendizagem diferente daquele normalmente utilizado na sala de aula. Ampliamos a concepção do que se entende por ciência, sem que fique restrita às ciências físicas e biológicas, porque entendemos que toda área do conhecimento sistematizado seja uma ciência. Portanto, o tema será livre e professores e alunos terão autonomia para apresentar aquilo que for de seu próprio interesse”, destaca Roehrs.   

A secretária municipal de Educação, Cleusa Marchezan De Marco, ressaltou a importância da parceria com instituições de ensino superior que permitiu a retomada da organização da feira de ciências no município com um caráter regional. “A feira representa a volta de um projeto muito importante para o desenvolvimento científico das crianças, dos adolescentes e também dos profissionais de educação. Temos investido na formação desses profissionais para aguçar nas comunidades escolares o senso de curiosidade científica para fomentar o protagonismo dos alunos, a pesquisa, o desenvolvimento de projetos e também a qualidade da educação de nosso município”, declarou.    

O regimento da FeCi-MN/MT já pode ser acessado no site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde (www.lucasdorioverde.mt.gov.br) e também está disponível na página do evento – siec.unemat.br –, bem como o formulário para as inscrições dos trabalhos investigativos dos alunos. A inscrição dos trabalhos poderá ser feita até 13 de outubro através do site: siec.unemat.br.

O território do Médio-Norte Mato-grossense integra os municípios de Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera.

Até novembro, uma série de ações promocionais já estão previstas para estimular a participação das comunidades escolares e o envolvimento de outros setores sociais que possam contribuir para a difusão e fortalecimento do evento.

Fonte:   Ascom Prefeitura/Neri Malheiros