Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Cidades

Paciente com suspeita de coronavírus é atendida no HRS e liberada para passar quarentena em casa

CORONAVÍRUS | 17/03/2020 22h 42min

Foto: Portal Sorriso/Arquivo

Uma mulher, de 50 anos, que não teve o nome divulgado, apresentou sintomas supostamente associados à covid-19 — doença causada pelo novo vírus —, e foi atendida, nesta terça-feira (17), por uma equipe do Hospital Regional de Sorriso (HRS).

De acordo com o diretor-técnico da unidade médica, Rodrigo Bezerra, a paciente apresenta quadro estável, sem gravidade, e, por isso, foi liberada para a quarentena domiciliar. Segundo o médico, esta é umas das medidas recomendadas pela OMS (Organizaçao Mundial da Saúde) para pacientes que estão em bom estado clínico.

Conforme Bezerra, não há necessidade de internação e também não será feita coleta de exame para comprovação de possível contaminação pelo coronavírus. “Ela estava em São Paulo e teve contato com alguns viajantes, passou pelo Hospital das Clínicas que também tem inúmeros pacientes com o quadro, e foi levantada hipótese de coronavírus. Os sintomas se mantiveram e ela veio para o hospital, mas sem nenhuma comorbidade. Em casos mais leves, a OMS orienta que não seja feita coleta de exame e haja o isolamento domiciliar”.

Em março deste ano, as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde descartaram o único caso classificado como suspeito de coronavírus em Sorriso. Neste caso, houve coleta de exame e avaliação por meio de laboratório nacional de referência.

Acompanhamento pela vigilância local

"O Ministério da Saúde apos confirmação da transmissão comunitária no Rio de Janeiro e em São Paulo muda a orientação para aplicação dos testes. Agora, eles só serão recomendados na rede pública para pessoas com quadro grave. O objetivo é economizar recursos para identificar o coronavírus nas pessoas mais vulneráveis. O painel viral demora geralmente 8 a 10 dias, e se sobrecarregarmos o sistema, demorará ainda mais. Os casos mais leves serão acompanhados pela vigilância local e posteriormente poderá ser realizados o teste por amostragem", explicou o médico.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Portal Sorriso