Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Cidades

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza Semana do Bebê

SEMANA DO BEBÊ | 14/08/2019 09h 31min

(Foto: Ascom Prefeitura/Patrícia Pires

Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Por isso, o município de Lucas do Rio Verde está dando prioridade, em suas ações, ao direito de cada criança recém-nascida a sobreviver e se desenvolver.

A atenção integral nessa faixa etária influencia em diversos fatores, como no sucesso escolar, no desenvolvimento de resiliência e autoestima necessários para continuar a aprendizagem, na formação das relações e da autoproteção requeridas para independência econômica e no preparo para a vida familiar.

Para reforçar as orientações sobre a primeira infância, as secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, com apoio das demais secretarias, realizam a partir desta terça-feira (13) atividades da Semana do Bebê.

Nos próximos dias, serão realizadas diversas atividades com mulheres, gestantes e mães para fortalecer os serviços a fim de garantir a melhoria da qualidade de vida não só das crianças, mas de todas as famílias.

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do Selo Unicef para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade e é uma ação de validação obrigatória na metodologia do Unicef.

Para a articuladora do Selo Unicef, Gisele Bellotti de Rezende, da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Prefeitura tem se empenhado para que o município melhore os indicadores e atinja os objetivos propostos pelo órgão mundial em relação à primeira infância especificamente e ainda à criança e ao adolescente. “A nossa secretaria atua como um canal de articulação das políticas públicas e temos feito várias ações conjuntas, especialmente com as secretarias de Saúde e de Educação, para impactar cada vez mais de forma positiva e contínua esse público e, consequentemente, fortalecer o Selo Unicef”, ressalta.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Rafael Bespalez, a Secretaria e os Postos de Saúde da Família (PSFs) já têm, cotidianamente, um cuidado especial com as gestantes e com os bebês. “As gestantes, por meio do acompanhamento pré-natal, e após o nascimento, o bebê tem o acompanhamento da puericultura, que é feito nos PSFs. Nesta semana especialmente dedicada aos bebês, teremos ações específicas organizadas em parceria com as demais secretarias e convidamos a população a participar das diversas atividades programadas”, conclama.

Bespalez destaca que para reforçar as atividades da Semana do Bebê, as unidades de saúde terão ações de orientação sobre aleitamento materno e cuidados com o recém-nascido nas salas de espera durante todo o mês de agosto. “O Agosto Dourado é o mês da amamentação, algo que muitas mães deixam de lado porque ainda suscita muitas dúvidas quanto à importância e eficácia alimentícia para o bebê. Além de ser o alimento mais forte e saudável, inclusive para proteger e reforçar a imunidade da criança nos primeiros dias após o nascimento, há os fatores psicológicos ligados à relação estabelecida durante o ato de amamentar”, frisa.

A Semana do Bebê também terá um Dia D, que será realizado no próximo sábado (17), a partir das 13 horas, na rotatória da Igreja Rosa Mística. Além das atividades relacionadas à primeira infância, a prefeitura ofertará serviços diversos e ainda premiará o “Bebê Prefeito(a)”, ação do Selo Unicef destinado à criança nascida durante a programação, seguindo critérios pré-estabelecidos pelo Unicef.

 

PROGRAMAÇÃO
01/08 à 31 de Agosto de 2019 - Secretaria de Saúde: Sala de Espera dos ESFs – Estratégia Saúde da Família do município: Orientação sobre Aleitamento Materno e Cuidados com o recém-nascido;

Roda de Conversa /Palestra sobre o tema Primeira Infância

13/08/2019 – (15h00 às 17h00)- Grupo de Cuidadoras – Local: CREAS;
14/08/2019 (14h00 às 16h00) – Grupo de mulheres, SCFV e Grupo de mães PCF – Local: CRAS;
15/08/2019 (14h00 às 16h00) – Grupo de mães PCF e SCFV  - Local: Bairro Parque das Américas;
15/08/2019 (13h00 às 17h00)- Palestra sobre o Fortalecimento das Competências Familiares na Primeira Infância – Público alvo: técnicos da Política de Assistência Social, Professores da Educação Infantil e Política da Saúde, Local: Auditório dos Pioneiros – Prefeitura Municipal;
16/08/2019: (14h00 às 16h00)- Exibição do documentário “O começo da Vida”, Público alvo: mães e cuidadoras participantes do Projeto Beba Leite, Local: Associação É Possível ser Feliz; (Formação em Psicologia, Maura Luiza da Silva).
*** 17/08/2019 – Dia D – Semana do Bebê – Local: Rotatória da Igreja Rosa Mística Período vespertino, das 13h00 às 17h00;
19/08/2019: (07h30 às 08h30)  – Palestra sobre Aleitamento Materno e Introdução Alimentar- Local: CRAS/CREAS;  (Nutricionista Elisângela) – Público Alvo: Técnicos de Referência.
19/08/2019: (13h00 à 16h00)– Comunidade Rural São Cristóvão; Roda de Conversa/Palestras sobre o tema Primeira Infância.
20/08/2019: 13h00 à 16h00) – Comunidade Rural Groslândia; Roda de Conversa/Palestras sobre o tema Primeira Infância
21/08/2019: (13h00 à 16h00) – Comunidade Rural Itambiquara; Roda de Conversa/Palestras sobre o tema Primeira Infância.
22/08/2019: (13h00 às 15h00) – Capacitação da Atenção Básica: Violência e Direitos da Criança. Local: PSF VII (Enfermeira Daniela);


Anexos:

 PROGRAMAÇÃO SEMANA DO BEBÊ

Fonte:   Ascom Prefeitura/Carolina Matter