Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Cidades

Prefeitura entrega máscaras a todos os servidores municipais

AJUDA | 14/04/2020 13h 53min

(Foto: Ascom prefeitura/ Ederson Bones)

A prefeitura, por meio da Secretaria de Administração, entregou máscaras a todos os servidores públicos municipais, para uso obrigatório desde segunda- feira (13). A medida foi tomada para evitar a proliferação da doença e garantir o trabalho dos servidores e o atendimento ao público com segurança.

Foram entregues 4 mil máscaras de tecido, sendo duas para cada servidor, que podem ser reutilizadas.

As máscaras devem ser trocadas ao longo do expediente, já que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tempo útil de uso de cada uma delas é pouco mais de duas horas. Após isso, ela deve ser lavada para que possa ser reutilizada. Para evitar contaminação, é importante manusear a máscara pelo elástico, nas laterais, evitando tocar na parte central do tecido.

A prefeitura, continua atendendo ao público, mas com horário reduzido. Foi determinado trabalho de forma escalonada, mantendo distância segura e com contra turno em home office. As secretarias do município podem alterar esses horários, conforme necessidade de cada uma.  

Os servidores com mais de 60 anos, gestantes, lactantes e com doenças crônicas não vão voltar as atividades neste momento.

O Decreto Municipal nº 4.733/2020, orienta ainda que os estabelecimentos públicos e privados ficam obrigados a exigir o uso de máscaras, mesmo que artesanais, de seus colaboradores, desde 13 de abril de 2020 e durante todo o período declarado como de situação de emergência em saúde pública.

 

Decreto Estadual

O governador Mauro Mendes lançou, no dia 3 de abril, a campanha "Eu cuido de você e você cuida de mim", seguindo especialistas e recomendações do Ministério da Saúde, onde diz que ao usar a máscara, as gotículas de saliva são bloqueadas pelo tecido. Assim, a transmissão do vírus é interrompida já no início.

Durante o lançamento da campanha, foi assinado o decreto 437/20, que consta a obrigatoriedade do uso da proteção para todo e qualquer estabelecimento comercial que estiver em funcionamento em todo território mato-grossense.

A campanha e o decreto estimulam que as pessoas façam a própria máscara de tecido, principalmente, porque a cirúrgica deve ser reservada para os profissionais de saúde.

 

Cuidados com Coronavírus

  • Lavar as mãos com frequência ou usar álcool em gel
  • Cubra nariz e boca ao espirrar
  • Evite tocar nariz, olhos e boca
  •  Mantenha os ambientes bem ventilados
  • Não compartilhe objetos pessoais
  • Evite aglomerações
  • Desinfete celular, chaves e cartões bancários
  • Quando chegar em casa coloque as roupas para lavar
  • Não cumprimente pessoas com toque

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular. 

Fonte:   Ascom prefeitura/Daniela Meinerz