Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Cidades

Prefeitura realiza preparativos para a Festa do Leitão no Rolete em Tapurah

LEITÃO NO ROLETE | 19/04/2019 09h 55min

O Parque de exposições já está sendo preparado para receber a maior festa gastronômica de Mato Grosso, as churrasqueiras já estão sendo montadas, onde serão assados 150 leitões no rolete.

Toda a renda é destinada a para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tapurah. A diretora da APAE, Maria Luiza Prestes Pinto explica que, com o recurso arrecadado na festa é utilizada para a conservação e a manutenção da Escola Especial Vida e Esperança, que atende mais de 40 alunos.

A Festa do Leitão no Rolete é um dia com muitos motivos para comemorar. Dia 1º de Maio, além de ser o Dia do Trabalhador no calendário nacional, também é o Dia Estadual do Suinocultor. A Lei 17.146, de 18 de dezembro de 2015, sancionada pelo governador Pedro Taques, é outra iniciativa do deputado Zeca Viana com o objetivo de incentivar a produção de carne suína dentro do Estado.


Histórico:


2018- Foram mais de 160 leitões assados e vendidos. Os suínos começaram a ser assados as 3horas da manhã, e foram entregues às 11h30 para o almoço, o leitão era composto por um kit alimentação, acompanhado de arroz, mandioca, farinha de mandioca, salada de repolho e pães. Ao total foram consumidos 300kg de arroz e mais de 600 kg de mandioca cozida.  


2017 - A 4ª edição do Leitão no Rolete repetiu o sucesso das edições passadas reunindo milhares de pessoas para comemorar o dia do trabalhador e do suinocultor. Foram mais de 150 leitões assados e vendidos.


2016, em sua terceira edição, a Festa bateu recorde de público e superou todas as expectativas dos organizadores. Mais de 8 mil pessoas estiveram presentes. Ao todo, foram cerca de 180 suínos doados pela BRF. Destes, 15 foram servidos para mil pessoas no restaurante da festa.


Já em 2015, estes números subiram. Foram assados 173 suínos, o que correspondeu a cerca de cinco mil quilos de carne para 7.500 pessoas que estiveram presentes no CTG Carreteando Saudades.

Em 2014, quando foi realizada pela primeira vez, bateu o recorde brasileiro do maior número de leitões assados no mesmo espaço. Naquele ano, foram 150 unidades, totalizando, aproximadamente, quatro toneladas brutas servidas em um único dia.

Fonte:   Assessoria/Maurício Dalepiane