Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Cidades

Reitor confirma UFMT em Lucas e destaca parceria com Prefeitura

UFMT | 13/10/2020 08h 33min

Foto: UFMT

Em dezembro deste ano a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) completa 50 anos de existência. O professor Evandro Aparecido Soares da Silva, reconduzido ao cargo de reitor da instituição na última semana pelo presidente Jair Bolsonaro, vê com otimismo a possibilidade de criação de novos câmpus e de novas universidades no interior do Estado. 

 

Evandro Soares concedeu uma entrevista após ser nomeado para mais 48 meses à frente da UFMT e falou o processo de criação de um novo campus na cidade de Lucas do Rio Verde. A previsão inicial é da instalação de três cursos para atender a demanda não só da cidade mas daquela região, que cresce e tem atraído investimentos em diversos setores. 

 

Confira abaixo os principais trechos da entrevista:

 

Criação de um novo campus da UFMT em Lucas do Rio Verde

 

Reitor Evandro Soares - Com relação ao campus de Lucas do Rio Verde, é uma proposta feita principalmente pela Prefeitura de Lucas, o Luiz Binotti nos fez esse desafio. A gente fez um projeto e, claro, antes ele fez todo o estudo da demanda social da região de Lucas do Rio Verde e cidades adjacentes, e nos trouxe essa demanda social por um campus universitário. A partir dessa demanda, a Universidade também fez uma proposição de curso baseada na proposta inicial de Lucas do Rio Verde. Encaminhamos para Lucas do Rio Verde essa proposta, na qual o prefeito também em diálogo com o governo federal, através do MEC, e está em um andamento bastante exitoso. Precisamos definir algumas questões, por exemplo, do próprio financiamento de capital para construção. Esse capital pode vir de um TED do MEC ou mesmo por emenda parlamentar para fazer um prédio, um local que possa abrigar os cursos iniciais. A priori podem ser três cursos. Depois a gente precisa também garantir a verba de custeio: segurança, limpeza, internet, luz, água, telefone e demais demandas e, principalmente, recursos humanos. Aí a necessidade de, em torno de três cursos se a gente for implantar em Lucas, teremos a necessidade em torno de 45 a 50 professores e talvez um pouco mais de 20 técnicos administrativos para que possa dar todas as condições aos estudantes e para estrutura, não apenas do ensino, mas também da pesquisa e da extensão.

 

Empenho da Prefeitura de Lucas

Reitor Evandro Soares - Toda decisão ela é inerentemente política ainda que tenha todos os dados técnicos. Mas para além da questão técnica, já montado no projeto pedagógico do curso, necessidade de estrutura, de profissionais da área, técnicos administrativos e professores, é necessário que a gente tenha um plano político da implantação desse campus do qual a Prefeitura tem encaminhado de forma exitosa. 

 

Projeto de implantação em ritmo acelerado

 

Reitor Evandro Soares - Nossa gestão começa agora dia 15, novamente, e temos 48 meses para isso. Não acredito que vá demorar tanto. Espero que no ano que vem a gente já possa ter uma excelente notícia para a cidade de Lucas, se todo esse processo de aporte e demanda para que esses cursos sejam implantados, seja atendido.

 

Educação pública para o desenvolvimento regional

 

Lucas do Rio Verde

 Três cursos devem ser implantados no campus da UFMT em Lucas do Rio Verde

Reitor Evandro Soares - A UFMT, quando se instalou no campus de Cuiabá, era um campus muito longe e hoje está praticamente no centro de Cuiabá, o desenvolvimento urbano. Mas uma universidade é para muito além da questão do desenvolvimento urbano. É como eu disse, no social, no científico, no tecnológico, humano da região. E Lucas, mas não só Lucas e também muitas cidades circunvizinhas, são cidades que crescem vertiginosamente. Há uma possibilidade muito grande, em um tempo curto, Lucas ser um ponto de uma linha férrea que pode ir para o Norte, para o Leste do Brasil. Tem a possibilidade de duas linhas. Está na BR-163, que talvez seja o maior fluxo de grãos do Brasil, talvez aqui da América Latina. Lucas é um município que anda em uma velocidade diferenciada, assim como outros municípios circunvizinhos. A gente tem hoje ali a chamada região do Nortão de Mato Grosso. Esse município solicita, ele tem essa demanda por desenvolvimento científico, tecnológico e social e a universidade é fundamental nesse processo.

 

Definição dos cursos no futuro Campus de Lucas

 

Reitor Evandro Soares - A gente não pode afirmar com clareza, mas são cursos voltados para a área de produção, produção agrícola, administração de empresas e cursos também como aplicações na área da Computação, sistemas de informação, algo que realmente foi demonstrado na demanda social daquela região daquele município.

 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   PNBonLine