Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Cidades

Secretaria de Cultura apresenta Orquestra Sinfônica Jovem de Lucas do Rio Verde

ORQUESTRA | 29/04/2019 09h 50min

Foto: Ascom Prefeitura

Uma noite especial. No palco os acordes que emocionam gerações. Na plateia pais orgulhos e encantados com a atuação dos filhos. Foi assim a noite da última sexta-feira (26), no pátio da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, onde a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura, apresentou a equipe de consultoria que está comandando os trabalhos de implantação da Orquestra Sinfônica Jovem de Lucas do Rio Verde.

Os alunos que fazem parte do projeto puderam apresentar canções juntamente com os professores de cada instrumento. Bocal (com a professora Rose Rodrigues), palheta (Ariane Silva), cordas (Elisson Nunes) e bateria (Josué Santos) compõem o corpo de instrumentos da Orquestra.

Para Darlene, mãe da jovem Bruna, a alegria de ver a filha trilhar os primeiros passos na Orquestra é indescritível. "Meu coração transborda de felicidade por vê-la tocando em tão pouco tempo. Ela está muito empenhada em estudar, participar dos ensaios e está levando muito a sério essa oportunidade", relatou.

A consultoria está sendo comandada pelo maestro e consultor Fernando Pereira. Com extenso currículo, e formação em música pela USP e especialização na Bulgária, ele tem pela frente a missão de implantar a Orquestra Sinfônica Jovem de Lucas do Rio Verde. Ele foi o responsável pela implantação das orquestras de Nova mutum, Rondonópolis, Campo Verde e Cuiabá. "Confesso que não conhecia Lucas do Rio Verde e não imaginava encontrar tudo isso por aqui. Lucas é uma cidade singular, com uma estrutura e qualidade musical fantásticas. Temos aqui crianças e adolescentes com potencial para serem grandes músicos. Nosso trabalho vai priorizar essa qualidade musical", revelou.

O secretário de Cultura, Ruam Villas Boas, ressaltou a realização de um sonho há muito tempo acalentado. "Faz bastante tempo que a gente sonha em ter uma orquestra sinfônica em Lucas. Hoje damos um passo importante para a realização desse sonho. Com muito trabalho e planejamento estamos iniciando a consultoria de implantação desse projeto. Serão 180 componentes, num projeto grandioso. Tudo isso só é possível graças à sensibilidade do prefeito Luiz Binotti, que muito tem incentivado a cultura em nosso município", acrescentou.

O prefeito Luiz Binotti destacou a diversidade cultural existente em Lucas do Rio Verde e a importância do projeto como legado para a sociedade. "Aqui em Lucas temos pessoas de todas as regiões do País e faltava uma Orquestra Sinfônica para levar a nossa identidade cultural para as outras cidades. Em breve teremos grandes apresentações e vamos promover mais ações culturais para nossa população. Agradeço aos pais por participarem conosco desse momento e por acreditarem neste projeto", finalizou.

Ainda durante o encontro, o consultor Fernando Pereira apresentou a metodologia de estudos e conversou com os pais e professores sobre como serão as aulas e ensaios da Orquestra Sinfônica Jovem de Lucas do Rio Verde.

Fonte:   Ascom Prefeitura/Cultura - Dayse Karol