Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Cidades

Secretaria de Cultura e Governo do Estado capacitam artesãos

ARTESÃOS | 16/09/2019 13h 20min

Foto: Ascom

A Secretaria de Cultura de Lucas do Rio Verde em parceria com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso reuniu artesãos da cidade e ofereceu gratuitamente cursos de capacitação para os artesãos da cidade. Durante dois dias os profissionais que lidam com o artesanato puderam esclarecer dúvidas e obter a carteira de profissional do setor de artesanato.

"O artesão é aquele que cria, transforma. A convite do Secretário Ruam viemos para explicar como se monta uma Casa do Artesão, que é uma loja, uma vitrine do artesanato. A intenção é que todos tenham condições de vender, atraindo turistas e visitantes. Também abordamos a Portaria 1077 do Governo Federal que dispõe sobre as características e o funcionamento do artesanato e emitimos a Carteira do Artesão, que proporciona benefícios como isenção de imposto sobre Nota Fiscal para vendas, permite a participação do artesão em feiras regionais e nacionais, descontos em lojas e o reconhecimento da profissão, já que é um documento válido em todo o território nacional", destacou Lourdes Sampaio, coordenadora do Programa Artesanato de Mato Grosso.

Os técnicos do Estado ficaram impressionados com a estrutura oferecida pela Casa do Artesão. "É muito difícil encontrar um espaço tão bem localizado e estruturado como a Casa do Artesão de Lucas. É um local estratégico para o setor", relatou Antônio Galdino Alves, Técnico de Artesanato.

A Secretaria de Cultura está nos preparativos finais para inauguração do espaço e tem buscado trabalhar em parceria com os profissionais do setor. "A vinda dos técnicos do Estado foi para que estejamos preparados para iniciar os trabalhos em conformidade com as diretrizes estadual e federal, buscando a valorização do artesanato de nosso município. Para isso buscamos ofertar o registro profissional e estamos preparando a Casa do Artesão que será uma referência para o setor, sendo um importante ponto para turistas e visitantes, levando a nossa identidade cultural", declarou Ruam Villas Boas, secretário de Cultura.

A Casa do Artesão está localizada na Praça do Bairro Jardim das Palmeiras, ao lado do Mercado do Produtor, e deve ser inaugurada em breve. O local servirá para exposição das peças confeccionadas pelos artesãos locais e servirá como ponto fixo de comercialização para visitantes e turistas.

 

Fonte:   Ascom/Dayse Karol