Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Cidades

Secretaria de Educação presta contas da gestão referente a 2019

CONTAS DA GESTÃO | 06/02/2020 18h 05min

(Foto: Ascom Prefeitura)

A Secretaria Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde promoveu na tarde desta quarta-feira, 05, no auditório do Paço Municipal, um encontro para prestação de contas da gestão relativa ao ano de 2019. A atividade deu sequência à proposta de dar publicidade e transparência aos atos da administração pública e de manter canais democráticos e de diálogo com a sociedade luverdense.

Durante a abertura, o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Zeca Picolo, destacou a preocupação do prefeito Luiz Binotti com a manutenção do nível de qualidade da educação básica do município, responsável pelo atendimento de mais de 10 mil alunos, as principais ações e investimentos já encaminhados e ainda sobre aqueles que estão programados para este ano.

Conduzida pela secretária Cleusa Marchezan De Marco, a apresentação, incluindo gráficos, abrangeu os balanços administrativo, financeiro e pedagógico, com a especificação do uso dos recursos próprios ou provenientes de convênios com os governos de Mato Grosso e da União para atender as demandas educacionais.    

“Para este encontro convidamos representantes do Legislativo, das associações de bairro, dos conselhos deliberativos das comunidades escolares, das equipes gestoras, de todos conselhos que fazem o controle social da Educação e das entidades da sociedade civil organizada para acompanharem os dados e terem um olhar sobre a gestão do ensino no município, afinal, em 2019, nós tivemos um orçamento de R$ 91 milhões destinados somente para a rede educacional e para 2020 o investimento previsto é da ordem de R$ 100 milhões”, ressalta a secretária.  

Apesar do grande fluxo migratório verificado nos últimos três anos, ditando um ritmo de crescimento de 6% a 7% ao ano no número de matrículas e do constante ingresso de crianças com atraso nos níveis de aprendizagem, os resultados do ponto de vista pedagógico, segundo ela, indicam uma significativa melhora nos índices de alfabetização das crianças até dois anos de idade e avanços expressivos na proficiência dos estudantes de primeiro ao quinto ano e do sexto ao nono ano.

“Apresentamos todo o trabalho de monitoramento da aprendizagem, todas as ações desenvolvidas com as mais de mil crianças que estão com defasagem e que estão tendo aulas de apoio pedagógico no contraturno para que atinjam o nível ideal e Lucas do Rio Verde seja excelência em educação”, observa.    

Para o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Zeca Picolo, a prestação de contas serve para que a sociedade mantenha sua vigilância sobre a aplicação financeira dos recursos públicos. “Ao ser eleito, o gestor público assume o compromisso de administrar com responsabilidade e devolver serviços de qualidade para toda a população. O prefeito Binotti tem um carinho especial pela educação e isso explica todo o esforço para valorizar seus profissionais, promover inovações e fazer tantos investimentos como as mais de 100 novas salas de aula que serão entregues até o final de sua gestão. Hoje mesmo ele está lá em Brasília para garantir os recursos necessários para a construção do prédio próprio do campus da Unemat e de mais duas creches para o município”, destaca.

Integrante do Conselho de Alimentação Escolar, da Comissão de Transportes, do Conselho Municipal de Educação, do Fundeb, e ainda do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar do Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe, José Vanderlei Gonçalves Viana vê a prestação de contas como algo indispensável para que a sociedade possa ter controle sobre o destino de todos os recursos e investimentos feitos na área educacional. “É um ponto positivo da gestão, que mostra com clareza tudo aquilo que investe e dá um grande apoio para que a gente trabalhe à vontade e possa fiscalizar sem que haja interferência nos conselhos”, avalia.

Fonte:   Ascom Prefeitura/Neri Malheiros