Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Cidades

Secretaria de Saúde alerta para prevenção e cuidados com a doença mental

JANEIRO BRANCO | 20/01/2020 10h 38min

(Foto: Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde está desenvolvendo no município o Janeiro Branco. A campanha, criada no Brasil em 2014, tem como objetivo colocar a saúde mental em evidência, em nome da prevenção e do combate ao adoecimento emocional da humanidade.

O mês de janeiro foi escolhido para a campanha, por seus idealizadores, em função do grande movimento da maioria das pessoas em relação às expectativas e desejos para uma boa saúde e bem-estar com a chegada de um novo ano.

“Através desta campanha, devemos então pensar nas estratégias para prevenção, promoção e tratamento para pessoas nos seus diferentes níveis de adoecimento. E convidamos as pessoas a fazerem uma reflexão: pensarem na vida, no propósito e sentido dela”, comentou a psicóloga Ariane Benedetti.

O objetivo da secretaria é conscientizar toda população para a importância de cuidar da saúde mental, alertando também através da mídia e discutindo esta questão com instituições públicas e privadas.

“Verificamos que muitas pessoas estão preocupadas com a sua saúde, mas devemos pensar no conceito mais amplo de saúde: bem-estar físico, psíquico e social. Assim, se não estamos bem ‘internamente’, não estamos saudáveis. E ainda nos dias atuais há um preconceito em relação àqueles que procuram psicólogos e/ou que precisam de tratamento psiquiátrico. Muitos ainda consideram que isto é ‘frescura’ ou que ‘o tempo irá resolver’, mas estas falsas crenças podem agravar ainda mais o quadro”, explicou Ariane.

Em Lucas do Rio Verde estão disponíveis na rede municipal locais com atendimento especializado. “É importante observarmos se há algum problema conosco, com algum familiar ou colega e incentivar a procurar ajuda profissional, afinal, quem cuida da mente, cuida da vida”, completou a psicóloga.


Onde procurar ajuda:    

•    PSFs mais próximo da residência
•    Nasf – Núcleo de Apoio à saúde da família – Rua Catuípe, ao lado da Farmácia Municipal I, bairro Cidade Nova – Telefone (65) 3548-2584
•    CAM – Centro de Atendimento Multiprofissional – Avenida Espírito Santo, 253 S, bairro Jardim das Palmeiras – Telefone (65) 3548-2580
•    Caps – Centro de Atenção Psicossocial – Avenida Mato Grosso do Sul, 280 S, bairro Alvorada – Telefone (65) 3548-2510

 

Fonte:   Ascom Prefeitura/Carolina Matter