Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Cidades

Secretaria Municipal de Educação entrega Plano Estratégico decenal para gestores escolares

EDUCAÇÃO | 17/12/2020 17h 36min

(Foto: Educação)

Na última reunião do ano com os gestores escolares, realizada da tarde desta quarta-feira, 16, na Escola Paulo Freire, a Secretaria Municipal de Educação fez a entrega do Plano Estratégico 2017-2026, elaborado a partir de ampla participação de todas as áreas da instituição e que teve como referenciais o Plano Nacional de Educação e o Plano Municipal de Educação.  

Outros materiais impressos de produção própria e elaborados coletivamente também foram repassados às equipes gestoras da rede, como o Documento de Referência Curricular (DRC) revisado e com nova formatação, o Plano Municipal de Educação, as Trilhas de Aprendizagens para aula não presencial, semipresencial e presencial, o Projeto de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e ainda a nova aquisição de livros infantis.

Se a pauta da reunião de planejamento teve ainda informes administrativos referentes ao 13º salário, substituições, prorrogação de contratos, processo seletivo, concurso público, licenças prêmio e organização das escolas durante o período de férias coletivas e de recesso, o encontro foi concluído com homenagens e pronunciamentos de despedida e de encerramento da gestão que esteve no comando da Secretaria Municipal de Educação no período 2017-2020.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Cleusa Marchezan De Marco, sua equipe está deixando todas as informações organizadas e todo planejamento educacional da rede do município encaminhado para que a próxima gestão possa começar o ano letivo de 2021 sem qualquer transtorno.

“Hoje aqui entregamos o Documento de Referência Curricular reformulado e atualizado, o Planejamento Estratégico decenal da Secretaria de Educação conforme preconiza o Plano Municipal de Educação, as Trilhas formativas, que deixam um caminho construído para que a próxima gestão possa organizar as aulas presenciais ou não presenciais, também entregamos um documento sobre a fase de transição da educação infantil para o ensino fundamental, o Plano Municipal de Educação revisado e aprovado pela Câmara e ainda o Plano Municipal da Primeira Infância, que está tramitando no Legislativo”, cita.

Depois de lembrar da recente conquista do Selo UNICEF, que também contou com a participação e ações desenvolvidas pela Secretaria, como a Busca Ativa Escolar, a secretária ainda aponta que está sendo deixado um legado de planejamento educacional nunca antes visto no município. “Fica a marca do planejamento, a marca da democracia, a marca da construção coletiva, a marca da inovação, representada na construção da Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, a marca da formação continuada e a marca da qualidade na educação com a conquista de resultados que ainda não tinham sido alcançados”, destaca.       

Mais que tudo, para Cleusa De Marco, essa gestão teve o cuidado de planejar e preparar Lucas do Rio Verde, um município que não para de crescer, para as demandas atuais e futuras. Como exemplos, cita a ampliação da infraestrutura da rede, com a construção de mais de 130 novas salas de aula, a revitalização de todas as unidades escolares, a viabilização de cinco novos centros de educação infantil, de mais uma escola de ensino fundamental e de duas escolas estaduais e ainda a conquista do Campus Avançado da Unemat.    

“Tivemos hoje uma reunião longa com o Ministério Público e entregamos o relatório com a lista de espera da fila de creches zerada. Além disso, vamos fazer uma transição com transparência e repassar todas as informações porque a sociedade confiou essa gestão para nós e retribuímos com muito trabalho e excelentes resultados que precisam ter continuidade. Por isso, tivemos a preocupação de deixar uma política de estado que seja permanente e não uma política de governo, que é transitória e pode mudar a cada quatro anos. Fizemos muitos investimentos em tecnologia, formação, construímos um sistema de monitoramento do Plano Municipal de Educação e do Planejamento Estratégico da Secretaria e investimos na autonomia e no aperfeiçoamento dos conselheiros dos órgãos de controle social”, relata.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Ascom Prefeitura/Neri Malheiros