Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Cidades

Tapurah é a primeira cidade de Mato Grosso com a maior taxa de cobertura da vacina contra gripe

VACINAÇÃO | 06/05/2019 12h 49min

Foto: Maurício Dalepiane

A Secretaria Municipal de Saúde informou que Tapurah é a primeira cidade de Mato Grosso com a maior taxa de cobertura da vacina contra gripe, 92,54% das pessoas dos grupos prioritários (crianças de seis meses a menos de seis anos, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores da rede pública e privada, funcionários do sistema prisional, profissionais da segurança pública e das Forças Armadas e pessoas com doenças crônicas) foram vacinadas até sábado, o dia D da vacina.

O Secretário de Saúde, Marco Felipe, falou sobre a importância de se vacinar todos os anos. “Com as campanhas podemos fazer medicina preventiva, evitado as possíveis doenças que acometem o grupo preconizado pelo Ministério da Saúde. Por isso eles devem se vacinar, mesmo tendo se protegido no ano passado”, explicou.

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Normalmente, tem evolução por tempo limitado, durando de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave. A vacina disponibilizada pelo governo federal é trivalente e previne a contaminação pelos vírus A/H1N1, A/H3N2 e influenza B.

CENTRALIZAÇÃO DA VACINA - Atualmente o município de Tapurah conta com 04 vacinadoras, distribuídas em quatro salas de vacinas nas Unidades de Saúde. Conforme o secretário, para que existisse a mudança, houveram diversas conversas com o governo do Estado, tendo sido aprovada até porque outros municípios passaram a adotar esta medida.

A ação também permitiu a otimização dos frascos de vacinas multidoses que possuem vencimento diário e dos equipamentos de refrigeração, levando a uma economia de R$ 50 mil durante os oito meses de funcionamento do projeto. A economia refere-se à diminuição de gastos com a manutenção dos aparelhos de refrigeração e de recursos humanos, já que o serviço passou a ser centralizado. Com o recurso, foi adquirida uma câmera refrigerada para armazenamento das vacinas conforme recomenda o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A Sala de Vacina estará localizada na Av. dos Trabalhadores, 174. Centro, (66)3547-2387, onde está instalada a Farmácia Básica Municipal, o atendimento com Especialidades, o Laboratório Municipal de Análises Clínicas e o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)

Fonte:   Assessoria/Maurício Dalepiane