Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Cidades

Tapurah se prepara para maior Festa Gastronômica do Centro-Oeste

LEITÃO NO ROLETE | 22/04/2019 14h 43min

A 6ª edição da Festa do Leitão no Rolete de Tapurah é realizada dia 01º de maio, para este ano a expectativa é de 10 mil pessoas circulem no Parque de Exposições que recebe investimentos e melhorias para receber a população. A segunda maior festa gastronômica do Brasil vai assar 150 leitões no rolete de uma só vez.

A Festa do Leitão no Rolete é um dia com muitos motivos para comemorar. Dia 1º de Maio, além de ser o Dia do Trabalhador no calendário nacional, também é o Dia Estadual do Suinocultor, através da Lei 17.146, de 18 de dezembro de 2015, sancionada pelo governo, com o objetivo de incentivar a produção de carne suína dentro do Estado.

O prefeito de Tapurah, Iraldo Ebertz, é um dos idealizadores da festa desde sua primeira edição explica a importância do evento para a cidade. “Tapurah é a 6ª cidade brasileira em produção de suínos e a número um de Mato Grosso, nada mais justo do que comemorar essa data com quem contribui fortemente na economia da cidade, a qual é baseada no agronegócio”, diz o prefeito.

A movimentação é intensa no Parque de exposições, as churrasqueiras já estão sendo montadas onde serão assados os 150 leitões no rolete. O parque de exposições também recebe a aplicação de lama asfáltica em todas as ruas, contribuindo para manter a conservar as vias por mais tempo. 

Toda a renda arrecada é destinada a para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tapurah. A diretora da APAE, Maria Luiza Prestes Pinto explica que, com o recurso arrecadado na festa é utilizada para dar manutenção e qualidade de vida a Escola Especial Vida e Esperança, que atende mais de 70 alunos.

O diretor-executivo da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Custódio Rodrigues afirma que a festa é um grande incentivo aos produtores. “A data é de comemoração, hoje Mato Grosso é um grande produtor em potencial da suinocultura, nós temos a honra de participar e incentivar cada vez mais o consumo da carne suína, para isso estamos sempre atentos a qualidade da produção dos suínos em Mato Grosso”, finaliza Custódio.

Histórico:

2018- Foram mais de 160 leitões assados e vendidos. Os suínos começaram a ser assados as 3horas da manhã, e foram entregues às 11h30 para o almoço, o leitão era composto por um kit alimentação, acompanhado de arroz, mandioca, farinha de mandioca, salada de repolho e pães. Ao total foram consumidos 300kg de arroz e mais de 600 kg de mandioca cozida.  

2017 - A 4ª edição do Leitão no Rolete repetiu o sucesso das edições passadas reunindo milhares de pessoas para comemorar o dia do trabalhador e do suinocultor. Foram mais de 150 leitões assados e vendidos.

2016, em sua terceira edição, a Festa bateu recorde de público e superou todas as expectativas dos organizadores. Mais de 8 mil pessoas estiveram presentes. Ao todo, foram cerca de 180 suínos doados pela BRF. Destes, 15 foram servidos para mil pessoas no restaurante da festa.

2015 estes números subiram. Foram assados 173 suínos, o que correspondeu a cerca de cinco mil quilos de carne para 7.500 pessoas que estiveram presentes no CTG Carreteando Saudades.

2014 quando foi realizada pela primeira vez, bateu o recorde brasileiro do maior número de leitões assados no mesmo espaço. Naquele ano, foram 150 unidades, totalizando, aproximadamente, quatro toneladas brutas servidas em um único dia.
 

Fonte:   Assessoria/Maurício Dalepiane