Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Cidades

Vereadores aprovam a nova planta genérica e IPTU 2020 terá aumento de aproximadamente 6%

IPTU 2020 | 08/10/2019 17h 32min

Foto: ascom/Tarsila Borges

Os vereadores aprovaram na noite desta segunda-feira (07), em sessão ordinária, o Projeto de Lei n. 09/19, que trata da atualização da planta genérica do município.

A planta genérica é um dos índices que compõe o cálculo do Imposto Predial, Territorial Urbano (IPTU). Para 2020, a previsão é de um acréscimo de aproximadamente 6%, em relação a 2019.

De acordo com o vereador Airton Callai (PRB), a atualização da planta genérica deve ser realizada todos os anos. O índice também é utilizado como base para a cobrança do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

"O recurso do IPTU é importante para o município, porque é com ele, que a prefeitura mantém os serviços, desde a saúde, educação, a limpeza da nossa cidade."

Para 2020, a expectativa é alcançar o mesmo valor arrecadado em 2019, pouco mais de R$ 21 milhões. Entre as receitas próprias, o IPTU é a segunda melhor fonte de arrecadação, perdendo apenas para o ISSQN.

O secretário municipal de Finanças Giovanni Rodrigues explicou que a previsão é lançar a campanha de arrecadação no início do ano, com descontos atrativos e parcelamento maior.

"Com os descontos e facilidades da campanha, o acréscimo previsto para o ano que vem será reduzido. Também estamos estudando aumentar a tabela de incentivos para aqueles que optarem pelo pagamento à vista."

O projeto foi aprovado com quatro votos favoráveis, Airton Callai, Marcos Paulista, Roberto Barra e Fernando Pael e três contrários, Mano, Dr. Wagner Godoy e Márcia Pelicioli.

Segundo o vereador Mano (PDT), o aumento do IPTU não condiz com a realidade do município, com o desemprego e mais uma vez, quem vai pagar a conta são os contribuintes.

O vereador ressaltou ainda que durante a campanha eleitoral, o atual prefeito Luiz Binotti, se comprometeu em reduzir a carga tributária.  

"Eu não acho justo. No plano de governo do prefeito, ele prometeu que seria uma gestão diferente, que os impostos eram um absurdo e que ele iria baixar. Cabe aqui a nossa responsabilidade em se posicionar e fazer com que ele cumpra com o que prometeu."

Fonte:   Ascom/Marcello Paulino