Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Cidades

Vereadores aprovam lei que estabelece o turismo rural em Lucas do Rio Verde

TURISMO RURAL | 17/04/2019 11h 02min

Ascom/Tarsila Borges

Os vereadores aprovaram na última segunda-feira (15), em sessão ordinária, o Projeto de Lei n. 15/19, que estabelece as atividades turísticas, como atividades de turismo rural.

A proposta é de autoria do vice-presidente da Câmara, vereador Fernando Pael (DEM) e visa organizar e incentivar o turismo rural, como atividade econômica em Lucas do Rio Verde.

Segundo o vereador, existem dezenas de propriedades na região com estrutura e atrativos que podem ser abertas ao público, dentro de um projeto de  turismo rural.

"O mundo quer ver de perto a nossa agricultura, então, por que não transformar as nossas fazendas produtivas em pousadas, hotéis. É preciso diversificar, abrir as portas, receber as pessoas e ganhar mais, mostrando aquilo que sabemos fazer de melhor, que é a agricultura."

O projeto de organização e incentivo ao turismo no campo já existe em nível estadual, é de autoria do deputado estadual Eduardo Botelho. A proposta estabelece a criação de linhas de crédito para o setor.

Na última semana, Pael se reuniu com o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta. No encontro, em Cuiabá, eles conversaram sobre o desenvolvimento do turismo.

Segundo o vereador, o primeiro passo a ser realizado é o mapeamento das propriedades e empresários interessados e com perfil para o setor e a criação de uma rede, que possa trabalhar de maneira integrada.

"É um campo ainda pouco explorado no estado e a nossa região, o Mato Grosso tem muito a oferecer, não só no turismo rural, como no ecoturismo."

Define-se como turismo rural uma série de atividades que ocorrem dentro da propriedade, com foco na valorização, respeito e compartilhamento do modo de vida e patrimônio cultural e natural.

Fonte:   Ascom/Marcello Paulino