Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Cidades

Vereadores aprovam reestruturação do Conselho Municipal de Cultura

CULTURA | 07/06/2019 12h 48min

Foto: Ascom/Tarsila Borges

Os vereadores aprovaram durante a última sessão ordinária, realizada na segunda-feira (03), o Projeto de Lei n. 38/19, que trata da reestruturação do Conselho Municipal de Cultura.

A proposta do Poder Executivo é adequar as diretrizes do órgão a Legislação Federal. O conselho é um órgão normativo, consultivo e deliberativo ligado a Secretaria Municipal de Cultura.

Segundo o vereador Fernando Pael (DEM), o conselho tem como objetivo inserir a comunidade, dentro das discussões sobre as políticas públicas voltadas a cultura.

"É uma ferramenta extremamente importante e democrática de debater e planejar a cultura do município, que é tão rica e tão diversa. É através do conselho que as diferentes manifestações culturais ganham voz."

O Conselho Municipal de Cultura é formado por dez membros titulares e respectivos suplentes, representantes do poder público, produtores culturais e sociedade.

O órgão tem como função participar da elaboração do planejamento cultural do município, incentivar, preservar e promover a integração das diferentes manifestações artísticas, facilitando o acesso da população a cultura.

A estrutura organizacional do conselho é dividida em Plenária, Presidência, Vice-presidência, Secretaria Executiva e Comissão Temática. O atual presidente é o secretário municipal de Cultura Ruam Villas Boas.

Fonte:   Ascom/Marcello Paulino