Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Agronegócios

Colheita do algodão tem início em MT e produtores enfrentam queda na produtividade das lavouras

EXCESSO DE CHUVA | 30/06/2019 15h 11min

Foto: Exame - Abril.com

Os produtores de Mato Grosso começaram a colheita do algodão no estado. Nesta safra, a cultura ocupa uma área de 2 mil hectares em uma propriedade em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá. A área é 50% maior que a plantada no ano passado.

“Aumentamos por questão de preço mesmo. A soja e o milho não estavam satisfatório, por isso mudamos para o algodão”, contou o produtor Valmir Aquino.

Da produção de pluma que já começou a ser colhida nos últimos dias, o produtor já comercializou cerca de 70%. Mesmo apostando alto na cultura, ele sabe que a lucratividade não será tão boa quando 2018.

Valmir vendeu a arroba da pluma por R$ 85. São R$ 10 a menos que na safra do ano passado.

“É uma queda bastante expressiva que praticamente está inviabilizando nosso custo de produção.

Nessa safra, o produtor só não vai colher tanto por causa do excesso de chuva, registrado em maio. O excesso de água comprometeu o desenvolvimento das maçãs que ficam na parte de baixo do algodoeiro mais próximas ao solo.

Fonte:   G1 MT