Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Agronegócios

Embrapa lança variedade de alface mais resistente ao calor

AGRO | 18/04/2019 14h 47min

Foto: Ítalo Ludke

A Embrapa lançará no próximo dia 24 uma nova variedade de alface mais resistente a altas temperaturas. A cultivar, chamada de BRS Mediterrânea, também atinge o ponto de colheita em média 7 dias mais cedo que as encontradas hoje no mercado.

A principal mudança é que a variedade é tolerante ao florescimento precoce provocado pelo calor. Ela é indicada para cultivo em todas as regiões do país e em qualquer sistema de produção, seja campo aberto, hidroponia ou cultivo protegido.

A BRS Mediterrânea também é resistente às principais doenças de solo da cultura, como a fusariose e nematoides das galhas, o que reduz a necessidade de uso de agrotóxicos no cultivo.

A nova alface foi desenvolvida dentro do programa de melhoramento genético da Emprapa Hortaliças, em Brasília, em parceria com a empresa Agrocinco.

"Houve um esforço de pesquisa para adaptar a espécie às condições tropicais do nosso país, principalmente porque altas temperaturas podem fazer a planta florescer antes da hora e produzir látex, uma substância que causa um amargor nas folhas", explica o pesquisador Fábio Suinaga, coordenador do programa.

A alface é a hortaliça folhosa mais consumida no país e é adaptada ao clima mais ameno. Os principais tipos são crespa, americana, lisa e romana, nessa ordem de importância econômica. Ela é composta principalmente de água (95% do peso) e fonte importante de sais minerais e vitaminas, como cálcio e vitamina A, segundo a Embrapa.

Fonte:   G1