Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sábado 20 de Abril de 2024

Agronegócios

Exportação para a China foi retomada após suspensão por caso atípico de vaca louca

EXPORTAÇÕES | 06/06/2019 08h 47min

Foto: Arquivo/Agência Brasil

As exportações de carne bovina para a China já foram retomadas após a suspensão de dois dias em decorrência da confirmação de um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina, o mal da vaca louca, em Mato Grosso. A informação é do presidente do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT), Tadeu Mocelin.

O representante do órgão foi entrevistado no quadro Papo das 6h, do Bom Dia MT, nesta quinta-feira (6).

“Conseguimos manter isso em mais absoluto sigilo e foram feitos todos os procedimentos. Se no dia em que o caso foi confirmado teríamos problemas econômicos bem maiores, porque a maioria dos países parariam as importações", comentou.

A suspensão da comercialização da carne de Mato Grosso, segundo Tadeu, durou apenas dois dias. "O que ocorreu foram dois dias de auto embargo até que os chineses conferissem toda documentação”, explicou.

A confirmação do caso foi feita na sexta-feira (31).

Segundo o órgão, trata-se de uma vaca de 17 anos. A idade avançada, segundo Tadeu é um dos principais fatores para a manifestação do caso atípico da doença. Todo o material "de risco específico para a doença" foi removido do animal durante o abate sanitário e incinerado no próprio matadouro.

No caso atípico de vaca louca, que ocorre de forma esporádica e espontânea, principalmente em animais mais velhos, não há relação com a ingestão pelos animais de ração contaminada.

No caso clássico, a doença é transmitida por ração contaminada com o príon, por ter sido elaborada com produtos obtidos de animais infectados. O Brasil não registra casos desse tipo há mais de 20 anos.

Fonte:   G1