Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Agronegócios

Primeiro caso de ferrugem asiática é registrado em lavoura de MT

FERRUGEM ASIÁTICA | 05/01/2020 11h 32min

Imagem: Reprodução Canal Rural

O Consórcio Antiferrugem confirmou nesta sexta-feira, 03, a primeira ocorrência de ferrugem asiática em lavoura comercial de soja em Mato Grosso na safra 2019/2020. O caso foi registrado na quinta, 02, em uma lavoura de Tangará da Serra, informou o Canal Rural.

Ainda segundo o Consórcio Antiferrugem, a doença foi identificada em uma planta no estádio fenológico R6, em uma lavoura semeada na segunda quinzena de setembro de 2019.

Na safra passada, o primeiro dos 31 casos de ferrugem asiática registrados em Mato Grosso também foi confirmado próximo à virada do ano. Na safra 2018/2019, o primeiro caso em lavoura comercial de soja no estado foi confirmado em Campo Novo do Parecis, em 27 de dezembro de 2018.

Nesta safra, o Consórcio Antiferrugem confirmou até agora 22 casos da doença em todo o Brasil. O primeiro foco em âmbito nacional deste ciclo foi registrado no último dia 4 de dezembro, no município paranaense de Ubiratã.

O Consórcio é uma parceria público-privada criada para monitorar e combater a ferrugem asiática da soja no Brasil. Ele conta com cerca de cem laboratórios cadastrados em todo o país, capacitados para identificar a doença, e tem a participação de pesquisadores de instituições públicas e privadas, distribuídas em todas as regiões brasileiras.

Sobre a doença

A ferrugem asiática é a principal doença na cultura da soja e representa um custo médio de US$ 2,8 bilhões por safra no Brasil. Entre as principais estratégias de manejo da doença estão: o vazio sanitário, a utilização de cultivares precoces e a semeadura no início da época recomendada, o uso de cultivares com genes de resistência e o uso de fungicidas.

Fonte:   Tangará em foco