Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Agronegócios

Seaf oferece plataforma com informações da agricultura familiar de MT

AGRICULTURA FAMILIAR | 27/04/2019 19h 44min

Foto por: Lucas Diego

Mato Grosso é um dos poucos estados da federação que abriga uma plataforma digital com informações da produção da agricultura familiar de seus 141 municípios. Existente há quase dois anos no portal da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), a ferramenta conta com informações sobre regularização fundiária, crédito, assistência técnica e extensão rural, comercialização, dados sobre os municípios, dentre outros.

A plataforma inovadora reúne documentos pertinentes à temática da zona rural, de forma sistematizada. Os dados servem para pesquisadores, estudantes de agronomia e veterinária, entre outros. Com a plataforma é possível visualizar informações de forma integrada, auxiliando gestores, profissionais e o público em geral na tomada de decisões sobre projetos, políticas e ações para o desenvolvimento da agricultura familiar mato-grossense.

A ferramenta, segundo o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, apresenta funcionalidades que possibilitam visualizar dados georreferenciados, na forma de mapas, e a geração de relatórios analíticos, por meio da manipulação pelo usuário de diferentes camadas de informações de acordo com a necessidade e interesse de quem está pesquisando. “Este portal é fundamental para gestores públicos ou privados para o planejamento das ações referentes à agricultura familiar”, afirma Silvano Amaral.

Pela plataforma, o cidadão pode, por exemplo, descobrir que o leite e a mandioca são os itens mais produzidos pela agricultura familiar no município de Marcelândia. Reunir dados que ilustrem a realidade dos pequenos produtores é um grande desafio para boa parte dos estados.

Fonte:   Luciana Cury | Seaf-MT