Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 01 de Maio de 2025

Cidades

Artesão produz objetos de madeira de forma sustentável em Lucas do Rio Verde

ARTESANATO | 12/10/2022 08h 35min

Foto: Reprodução

Aproveitar e reutilizar madeiras que são descartadas e transformá-las em peças de decoração é a técnica utilizada para que Vlademir Meile, 54 anos, possa produzir suas artes, no Distrito de Groslândia.

Balanços, cachepôs, casinhas para crianças e mesas de vários tamanhos são alguns dos objetos feitos pelo artesão, que atua nessa área há quase dois anos, em Lucas do Rio Verde.

Vlademir explica que a sua habilidade com a arte de forma sustentável começou com necessidade de amparar a família. “Eu trabalhava na fazenda e, em um certo momento, fui surpreso com a demissão. Assim, eu precisava arranjar um jeito em ajudar meus pais e o artesanato foi o que me ajudou, e hoje me proporciona uma renda”, conta.

Com os pedaços de madeiras secas que são captadas no mato e algumas peças adquiridas em madeireiras e serrarias oriundas de manejo, o artesão reaproveita a madeira de demolição e as reutiliza. Além disso, também realiza restauração de móveis em madeira e utiliza resina em algumas peças para complementar a estética do objeto.

“Não faço o desmatamento e nada ilegal. Eu gosto muito de reaproveitar o que acho no chão e o que não será mais utilizado, tornando uma forma sustentável de trabalhar. Muita gente acha que tal coisa poderia ser descartada, mas, na verdade, ela pode ser bem reaproveitada e se tornar um objeto de qualidade e com grande beleza”, destaca Vlademir.

Os interessados em conhecer o trabalho artesanal e adquirir produtos podem entrar em contato através do telefone 65 99626-2404. 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

 CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI

Fonte:   Ascom Prefeitura/Carla Braganholo