Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 01 de Maio de 2025

Cidades

Cerca de 900 animais são vacinados contra raiva na área rural de Lucas do Rio Verde

VACINAÇÃO CONTRA RAIVA | 27/09/2022 07h 11min

Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, por meio da Vigilância Sanitária, realizou, neste sábado (23), a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos na área rural. 

A vacinação contra a raiva em cães e gatos é anual e deve ser feita em animais a partir de três meses de idade. A vacina imuniza os animais contra a raiva, enfermidade que pode ser transmitida aos humanos pela saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordidas.

Segundo o balanço realizado pela Vigilância Sanitária, foram vacinados 742 cães e 154 gatos, totalizando 896 animais vacinados. A equipe percorreu casa a casa na Comunidade de Itambiquara, esteve na igreja em Campinho Verde e também nos dois PSFs rurais a fim de garantir que até mesmo as propriedades mais distantes e de difícil acesso tivessem seus animais vacinados.
 
“É sempre importante vacinar os animais e superarmos todos anos as nossas expectativas de doses aplicadas. Não deixe de vacinar seus bichinhos de estimação contra a raiva, além de poder transmitir a doença para os humanos, a raiva ainda pode matar o animal”, pontua o médico veterinário da Vigilância Sanitária, Cleber Fernando Ananias.

A vacinação antirrábica em animais é importante porque a doença, além de ser letal, pode ser transmitida a humanos a partir da mordida de cães e gatos infectados. Os morcegos também podem ser transmissores da raiva.

“Vacinar é a melhor forma de proteger cães e gatos contra doenças infecciosas, causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos”, discorre supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann. 

Importante lembrar que a campanha continua em ponto fixo, na Vigilância em Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, enquanto durarem os estoques. Os animais devem ser levados ao local de vacinação por um adulto, em guia e coleira. Os gatos devem ser transportados em caixas de transporte ou outro meio adequado. 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

 CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI

Fonte:   Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino