Escola Municipal Caminho para o Futuro promove oficinas que ampliam o aprendizado e estimulam o desenvolvimento social e cultural dos alunos
EDUCAÇÃO | 11/11/2025 07h 48min
(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)
Buscando promover um espaço de integração, que contribui com o aprendizado e com o desenvolvimento pessoal e enriquecimento cultural dos estudantes do período integral, a Escola Municipal Caminho para o Futuro de Lucas do Rio Verde, com apoio da Secretaria de Educação, promove diversas oficinas. Dentre as ofertas estão as aulas de ballet, violão, capoeira, maculelê, artesanato e técnicas de desenho, jogos e brincadeiras.
“As crianças passam oito horas na escola, e as oficinas tornam esse período mais prazeroso, permitindo que o aprendizado aconteça de forma lúdica e dinâmica. Além disso, contribuem para o desenvolvimento social e cultural dos alunos, oferecendo-lhes um diferencial importante para a vida”, destaca a coordenadora pedagógica, Elenirce Soares.
Na oficina de Jogos e Brincadeiras, por exemplo, os estudantes desenvolvem raciocínio lógico e linguagem, bem como habilidades socioemocionais e capacidade de trabalhar em grupo, por meio de jogos educativos e recreativos.

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)
“Aqui na oficina eles aprendem a se concentrar, trabalhar em grupo e lidar melhor com a frustração. Sempre incentivamos a participação e mostramos que tudo bem não acertar de primeira — o importante é tentar de novo”, conta a professora de Jogos e Brincadeiras, Keytyny Aranda.
Além disso, os alunos exploram diferentes formas de expressão, desenvolvendo coordenação, equilíbrio, memória, ritmo e criatividade, enquanto fortalecem a cooperação, a autoconfiança e a sensibilidade artística nas oficinas de violão, balé, capoeira, maculelê, artesanato e técnicas de desenho.
A aluna Tamires da Hora conta que aprendeu a tocar violão na oficina oferecida pela escola e que sonha em se tornar professora quando crescer. “Gosto de aprender os novos acordes e as músicas que o professor ensina. Escolhi participar dessa oficina porque pode me ajudar no futuro, já que quero ser professora de violão.”
Para o estudante João Victor Ferraz, a melhor parte da oficina de capoeira é o jogo. “Aprendemos diferentes estilos de vida, defesa pessoal e nos divertimos com as histórias e músicas.”

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)
Com iniciativas como essas, a Secretaria de Educação reafirma seu compromisso com uma educação integral, que une aprendizado, cultura e convivência. As oficinas ampliam as possibilidades de desenvolvimento dos estudantes e contribuem para formar cidadãos mais criativos e confiantes.
Leia também - Natal da Esperança 2025 acontece no Centro de Eventos Roberto Munaretto com estrutura coberta e muitas novidades
Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI
Fonte: Ascom Prefeitura/Camilly Barros