Estacionamento irregular prejudica coleta de lixo e pode gerar multa de quase R$ 200
SAAE | 10/10/2025 10h 03min

A coleta seletiva de lixo em diversos pontos da cidade está sendo prejudicada por causa do estacionamento irregular de veículos em frente aos contêineres em Lucas do Rio Verde. A situação tem gerado transtornos ao cronograma de recolhimento.
De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), essa prática tem sido recorrente e compromete o trabalho das equipes. Quando há veículos obstruindo o acesso aos contêineres, o caminhão de coleta fica impedido de parar, sendo forçado a retornar posteriormente ou, em alguns casos, seguir a rota sem recolher os resíduos, para evitar atrasos nas demais localidades.
Nas últimas semanas, moradores têm enviado ao SAAE diversas imagens registrando carros e motos estacionados irregularmente diante dos pontos de coleta. As denúncias estão sendo repassadas à Guarda Civil Municipal, responsável pela fiscalização e autuação dos motoristas infratores.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em locais que prejudicam a coleta de lixo é uma infração grave, prevista no Artigo 181, inciso XVII. A multa para esse tipo de infração é de R$ 195,23, com a inclusão de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e possibilidade de remoção do veículo.
A sinalização nesses locais tem como objetivo garantir a segurança, a fluidez do trânsito e o bom funcionamento dos serviços públicos. Obstruir a coleta de lixo, além de ser passível de punição, prejudica toda a comunidade.
O SAAE reforça o pedido para que os motoristas respeitem as sinalizações e evitem estacionar diante dos contêineres. A colaboração da população é essencial para o bom funcionamento do serviço de limpeza urbana.
Leia também - Com apoio da Prefeitura, Lucas do Rio Verde sedia seminário inédito de aviação agrícola
Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI
Fonte: Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi