Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 01 de Maio de 2025

Cidades

Gestão Municipal entrega ao Ministério da Educação projeto de implantação da UFMT em Lucas do Rio Verde

PROJETO | 26/05/2023 06h 30min

(Foto: Ascom Prefeitura/Maíra Matos)

O prefeito Miguel Vaz esteve em Cuiabá, nesta quinta-feira (25), para participar de um encontro com o ministro da Educação, Camilo Santana, e com o governador do Estado, Mauro Mendes. Na ocasião, o gestor municipal entregou ao representante do MEC o ofício e projeto de criação do câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Lucas do Rio Verde.

Durante a reunião, Camilo Santana reafirmou o compromisso com os municípios de Mato Grosso para a construção e ampliação de campi e institutos federais, logo após a retomada das obras paralisadas do Ministério da Educação (MEC). 

“Nós queremos fazer muitas parcerias na área da educação com o Estado e com os Municípios. Há um planejamento em construção no MEC para a construção e ampliação de campi”, comenta o ministro.

“Essa foi uma grande oportunidade para entregar a ele o projeto de implantação do campus em nosso município. Essa nossa proposta foi bem acolhida pelo ministro, com o apoio de toda bancada federal dos 3 senadores. Então, esse é um momento de comemoração e de grande avanço”, destaca o prefeito Miguel Vaz.

Para o reitor da UFMT, Evandro Soares, a reunião trouxe boas perspectivas. “Esse é um momento muito importante em que o próprio ministro se comprometeu em dar todo o apoio viabilizar, politicamente, tudo que for possível, inclusive com recursos, para a implantação da UFMT em Lucas do Rio Verde, que é um campus diferente no ponto de vista do planejamento. Esse é um desejo da população e da Prefeitura, através do Miguel”, comenta o reitor.

A busca pela implantação da universidade federal no município luverdense começou em 2011 a partir do Projeto de Lei do então deputado estadual, Wellington Fagundes.

De lá para cá, teve a criação da comissão de implantação, visitas à Brasília, à reitoria da UFMT e o envio de novos ofícios. Após a devolutiva negativa do MEC do Ofício nº 326/2020, houve a necessidade da elaboração de uma nova proposta de criação do campus.

O documento foi elaborado e entregue pela UFMT ao Município em setembro de 2022.

 

 

Em abril deste ano, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde sancionou a Lei nº 3.499/2023 que regulamenta o recebimento de um terreno, doado pela família Ferrarin para a construção da universidade federal.  

 

 

“Agora é aguardar o sinal verde para começar a implantação do campus e dos 5 primeiros cursos em nossa cidade”, conclui o prefeito Miguel Vaz.

 

 

Leia também - 10ª Conferência Municipal de Assistência Social discute a reconstrução do SUAS

 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

 CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI

Fonte:   Ascom Prefeitura/Rubens Junior e Maíra Matos