Lucas: Secretaria de Saúde capacita profissionais sobre nova fase de vacinação contra a Covid-19
CAPACITAÇÃO | 12/05/2021 07h 13min

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde realizou, na tarde desta terça-feira (11), uma capacitação aos profissionais – enfermeiros, representando cada unidade de saúde básica do município, e médicos da rede pública e privada, a fim de orientar sobre as novas diretrizes da vacinação contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde.
A orientação teve como objetivo esclarecer quais serão os próximos passos, quais doenças entrarão nesse público-alvo e orientar sobre boas práticas e condução dos procedimentos técnicos (emissão de laudos, lançamentos no sistema, cadastros), referentes aos documentos que serão utilizados na validação das comorbidades dos pacientes.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, dra Fernanda Heldt Ventura, é importante que os profissionais dos PSFs e toda a equipe da Saúde estejam preparados para o aumento da demanda com a inclusão de um novo grupo prioritário.
“É necessário que as equipes estejam conscientizadas e bem preparadas, considerando o grande fluxo de trabalho e dúvidas que irão surgir a partir de agora. Nos preparamos para atender da melhor maneira possível tanto a demanda dos pacientes, quanto dos profissionais da saúde”, ressalta.
Além disso, também foram abordados os seguintes assuntos: Triagem Obstétrica (classificação de risco obstétrico), com o ginecologista e obstetra Antônio Valderico de Morais Junior, e Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde (PGRSS) com o enfermeiro Alexander Brito, supervisor da Atenção Básica em Lucas do Rio Verde.
De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização (PNO), na fase I serão contempladas pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos, pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal – hemodiálise (acima de 18 anos), gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos, pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos e pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 55 a 59 anos.
Os critérios de priorização da vacinação são definidos no Plano Nacional de Operacionalização e Imunização, e o avanço dos grupos prioritários só acontece de acordo com a demanda de doses recebidas pelo Governo de Mato Grosso. Ao Município cabe receber, gerir e aplicar as vacinas, garantindo que todos dos grupos prioritários sejam imunizados em primeira e segunda dose.
Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.
Fonte: Ascom Prefeitura | Duana Souza