Projeto Banco de Leite Humano
BANCO DE LEITE | 22/05/2023 08h 14min

A II turma de psicologia da Universidade Lasalle lhe convidamos a participar do trote solidário!
O trote se faz para ajudar os pequenos que precisam de nós!
A doação consiste em potes de vidros com tampa de plástico, seja de 50 a 500 ml.
Estamos nas vésperas da inauguração do Banco de Aleitamento Materno do Hospital Sao Lucas, e esses vidros são utilizados para captação do leite.
Local de coleta: Unilasale/Lucas e em todos os PSF da cidade de Lucas do Rio Verde-MT, até essa segunda-feira (22).
Agradecemos as doações.
A doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda a vida.
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano.
Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação.
Qualquer quantidade de leite humano doado pode ajudar os bebês internados, que, a depender de seu peso e condições clínicas, podem precisar de apenas 1ml a cada refeição.
O leite materno doado passa por um processo rigoroso que envolve análise, pasteurização e controle de qualidade antes de ser distribuído.
Para doação a um banco de leite humano, o leite materno deve ser armazenado em frascos de vidro de boca larga e tampa de plástico previamente higienizados com água e sabão e depois fervidos por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.
É importante realizar a higienização da mama com água e lavar as mãos com água e sabão, além de utilizar máscara sobre o nariz e a boca para evitar que gotículas de saliva caiam no leite doado.
O leite colhido é analisado, passa por processo de pasteurização e é submetido a controle de qualidade antes de ser fornecido aos bebês internados nas unidades neonatais.
Fonte: Lucas Notícias