Recreio Cultural desperta consciência ambiental por meio da arte
CONSCIÊNCIA AMBIENTAL | 16/07/2019 14h 35min

Cuidar do meio ambiente não tem idade. Desde pequeno se aprende que é muito importante separar o lixo corretamente e preservar o nosso meio ambiente. Pensando nisso, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura, realizou nesta terça-feira, 16, mais uma edição do projeto Recreio Cultural.
Os alunos da Escola Estadual Luiz Carlos Ceconello assistiram à peça "Pet e a poção mágica". A narrativa conta a história de Monique Evans, uma menina super inteligente, que depois de assistir a uma peça na escola, decide criar uma poção mágica para que seus pais, Seu Carneiro e Dona Felicidade, passem a cuidar do meio ambiente junto com ela. No meio do caminho ela conta com a ajuda de Pet, uma garrafa de plástico, que ensina como deve ser a separação correta do lixo, explicando a diferença de lixo seco e lixo úmido.
Para Sônia Silva, coordenadora da Companhia de Teatro Cena 1, quem encena a peça, o espetáculo possui um teor educativo. "A história de Pet visa despertar nas crianças a consciência ambiental", declarou.
O secretário de Cultura, Ruam Villas Boas, destacou a importância do projeto para a formação cidadã dos estudantes. "Hoje foi a primeira de 28 apresentações que serão feitas na rede municipal de ensino. O espetáculo leva arte, cultura e transmite conhecimentos sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. Colocamos a arte a serviço da educação e formação cidadã de nossas crianças e adolescentes. As lições reforçadas aqui serão replicadas em casa e irão refletir diretamente na separação do lixo das famílias luverdenses", relatou.
O espetáculo "Pet e a poção mágica" possui classificação livre e é encenado pela Companhia Teatral Cena 1. As apresentações são uma parceria entre as secretarias de Cultura, Meio Ambiente, Educação e Desenvolvimento Econômico e serão levadas a todas as escolas da rede pública de ensino.
Fonte: Ascom Prefeitura/Cultura - Dayse Karol