Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 02 de Setembro de 2025

Cidades

Sábado (06) tem vacinação na unidade de saúde do Jardim Primaveras

SAÚDE | 02/09/2025 09h 12min

(Foto: Ascom Prefeitura/MP)

Atenção moradores dos bairros próximos ao Jardim Primaveras, no próximo sábado (06), tem vacinação na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Primaveras. O horário de atendimento é das 13h às 18h30.

Todas as doses estarão disponíveis, no entanto, o objetivo do horário extendido é intensificar as vacinas contra o sarampo, gripe e dengue, para as crianças de 10 a 14 anos.

A supervisora da Vigilância em Saúde Cláudia Engelmann explica que durante o mês de setembro, uma ou duas unidades estarão abertas todo o fim de semana, para facilitar o acesso da população.

Além do Jd. Primaveras, a programação conta também com as UBSs Parque das Américas e Jardim Amazônia no dia 13, Veneza no dia 20 e Cerrado e Jaime Seiti Fujii, no dia 27.

“Essa é mais uma oportunidade para a população colocar a vacina em dia, principalmente, aquelas pessoas que trabalham durante a semana e não têm muito tempo para ir as unidades de saúde”, explica a supervisora.

A iniciativa também faz parte da estratégia do município para a proteção dos bebês em relação ao sarampo. Uma dose extra foi criada para proteger as crianças a partir dos seis meses de idade.

Segundo a supervisora, a dose zero, como é chamada, está disponível em todas as UBSs e no caso dos bebês de 6 a 8 meses de idade, é ofertada por meio de agendamento na unidade de saúde.

“Pelo esquema vacinal, a primeira dose contra o sarampo é aplicada aos 12 meses, mas diante do ressurgimento da doença, o Ministério da Saúde, criou uma dose extra para proteger as crianças”.

No caso dos bebês de 9 a 11 meses, a vacina está disponível diariamente nas UBSs. Para os adultos, a orientação é para que eles confiram a carteira de vacinação, pessoas com até 29 anos de idade, precisam ter duas doses da Tríplice Viral e de 30 a 59 anos, tendo uma dose, é considerada imunizada.

“O sarampo é altamente contagioso, 90% das pessoas que não estão vacinadas se entrarem em contato com vírus, vão ficar doentes. Os principais sintomas são as manchas vermelhas pelo corpo, tosse seca, febre alta, que podem evoluir e levar a óbito, principalmente, nas crianças”, finaliza a supervisora.

 

Cronograma das UBSs abertas aos sábado

Dia 06 de setembro

UBS Jardim Primaveras

Dia 13 de setembro

UBS Parque das Américas e UBS Jardim Amazônia

Dia 20 de setembro

UBS Veneza

Dia 27 de setembro

UBS Cerrado e UBS Jaime Seiti Fujii

 

 

Leia também - Cantarte 2025: Festival de canto movimentou Lucas do Rio Verde com talento e emoção

 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular

 CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI

Fonte:   Ascom Prefeitura/MP