Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Segunda Feira 09 de Fevereiro de 2026

Cidades

Saúde intensifica o combate a dengue, com a utilização de drone

SAÚDE | 09/02/2026 16h 06min

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

O trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika Vírus e Chikungunya, ganhou um reforço importante em Lucas do Rio Verde.

Desde novembro de 2025, os agentes de combate a endemias (ACEs) estão utilizando um drone para visualizar os imóveis fechados e de difícil acesso. O equipamento foi adquirido pelo município.

A supervisora da Vigilância em Saúde Cláudia Engelmann explicou que a tecnologia é utilizada quando as equipes, depois de várias tentativas, não conseguem encontrar o morador.

“O drone tem auxiliado a encontrar possíveis focos de larvas em telhados, calhas e piscinas. Com imagem de altíssima qualidade, a equipe consegue ter uma percepção dos riscos e fazer as intervenções de forma mais rápida”.

Em janeiro deste ano, Lucas do Rio Verde registrou 124 notificações de dengue, com nove casos positivos, até o momento. A mesma média de casos suspeitos de janeiro de 2025.

Segundo a supervisora, os bairros com maior número de notificações e onde as ações estão sendo intensificadas são, o Vida Nova, Jardim Amazônia, Pioneiro e Tessele Junior.

No ano passado, o município registrou 1.588 notificações de dengue, com 268 casos confirmados, e 1.769 notificações de Chikungunya, sendo 808 casos positivos.

“Estamos apenas no primeiro mês do ano e ainda tem muita chuva pela frente. Então, a gente pede a colaboração da população, principalmente, em relação aos bairros com mais notificações”, ressaltou a supervisora.

O Aedes aegypti se reproduz em água parada. Eliminar os criadouros, pneus, vasos de plantas, piscinas, calhas e toda e qualquer embalagem que possa acumular água, é a principal arma no combate ao mosquito.

É importante saber!

Em caso de denúncias de possíveis criadouros do mosquito – Disque (65) 3548 2508, ou pela Ouvidoria Municipal, no número 0800 646 4004. Todas as denúncias são averiguadas e respondidas.

 

Lei Municipal 3487/2023

Depois de várias tentativas sem resultado e diante da recusa do proprietário, a lei permite o ingresso forçado ao imóvel, tendo como justificativa o risco à saúde da população.

 

 

Leia também - Programa de Residência Médica de Lucas do Rio Verde finaliza mais uma turma

 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular

 CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI 

Fonte:   Ascom Prefeitura/MP