Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 02 de Maio de 2025

Cidades

Saúde orienta as gestantes sobre a importância da vacinação

VACINAÇÃO | 30/01/2025 16h 34min

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

A espera por um filho é um momento muito especial na vida de qualquer mulher, mas para que nada diminua a alegria desse momento, é preciso alguns cuidados.

Além do acompanhamento médico, o pré-natal, as gestantes devem tomar algumas vacinas, com períodos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Engelmann, explicou que o objetivo é fortalecer o sistema imunológico da mãe e proteger a criança.

Uma das mais importantes é a dTpa, que protege contra a difteria, tétano e coqueluche. A vacina deve ser aplicada a partir da vigésima semana de gestação, em todas as gestações ou nos primeiros 45 dias após o nascimento da criança (puerpério).

Recentemente, o município de Lucas do Rio Verde registrou dois casos de coqueluche em bebês menores de um ano, o que acende o alerta para a proteção contra as doenças imunopreveníveis.

Segundo o Painel Epidemiológico do Ministério da Saúde, em 2023 foram registrados 214 casos. Em 2024, 6.504, o número é 30 vezes maior do que o registrado no ano anterior, com 29 óbitos.

A coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria (Bordetella Pertussis). Os bebês menores de um ano, principalmente, aqueles com até seis meses, são mais propensos as formas graves da doença, que pode levar a óbito.

Segundo a supervisora, a dTpa também está disponível para todos os profissionais da saúde, assim como, trabalhadores da educação que atuam com crianças até quatro anos.

“Infelizmente, estamos vivendo um momento de descrença da população em relação as vacinas, com a queda de índices e o retorno de doenças que podem ser prevenidas pela vacina”, ressaltou a supervisora.

Além da dTpa, as gestantes devem tomar a vacina dupla adulto (dT), que protege contra o tétano e difteria, a vacina contra a hepatite B, contra a influenza e contra a Covid-19.

 

 

Todas as vacinas estão disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30.

 

 

Outra opção, é a unidade de saúde do Tessele Junior, que funciona durante a semana até às 19h e nos finais de semana e feriados, das 13h às 18h.

 

 

Leia também - Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre processo seletivo para Secretaria de Educação

 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular

 CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI

Fonte:   Ascom Prefeitura/Marcello Paulino