Serviço de roçada de canteiros deverá ser realizado com rede de proteção
SEGURANÇA | 27/03/2019 13h 30min

s vereadores aprovaram o projeto de lei e o serviço de roçada de canteiros públicos deverá ser realizado com o uso de rede proteção ou tela de segurança.
A proposta é de autoria de todos os vereadores e tem como objetivo, prevenir acidentes, garantindo a segurança de condutores de veículos, ciclistas e pedestres, que transitam próximo ao local de roçada.
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Dirceu Cosma (PV), o projeto já existe em vários municípios brasileiros, com redução significativa no número de acidentes.
"Em Lucas, já foram registrados vários acidentes. Quando a máquina bate em algum pedra, ela voa e pode atingir pessoas ou veículos. A tela vem pra conter essa pedra, evitando acidentes."
As redes de proteção deverão ser utilizadas pelo poder público ou por empresas terceirizadas pelo município, para a execução de corte de grama e mato, em canteiros públicos.
O vereador Pedro de Góis (PSC) sugeriu que a utilização da rede seja incluída no edital de licitação da empresa e que o fiscal de contrato fiscalize a utilização do equipamento.
"A utilização da rede é uma questão de coerência. Com certeza, uma tela deve custar menos do que o conserto na lataria de um veículo atingido por uma pedra ou as custas médicas de uma pessoa."
A tela deverá ser utilizada do lado direito e esquerdo do operador da máquina. As redes e telas deverão ser feitas com material que retenha qualquer tipo de objeto lançado, independentemente de tamanho ou peso.
O Projeto de Lei n. 10/19, que trata da obrigatoriedade do uso de rede de segurança ou tela de proteção, no local onde é realizada a roçada foi aprovado na sessão ordinária desta segunda-feira (25).
Fonte: Ascom/Marcello Paulino