Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 01 de Maio de 2025

Cidades

Simpósio aborda atendimento de gestantes na Atenção Primária de Saúde em Lucas do Rio Verde

ATENDIMENTO DE GESTANTES | 13/06/2022 10h 54min

Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

O 1º Simpósio da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, Manejo do Pré-natal na Atenção Primária de Saúde (APS) foi realizado neste sábado (11).

O evento, que iniciou às 7h, contou com palestras e mesa redonda com temas que objetivam aprimorar a organização da equipe multidisciplinar nos processos de assistência, nas relações interpessoais, no atendimento focado no Método Clínico Centrado na Pessoa- MCCP e cumprimento dos indicadores determinados pelo Programa Previne Brasil.

Os temas das palestras foram: Assistência à Ginecologia e Obstetrícia na APS, indicadores do Previne Brasil e seus impactos para APS, atuação do enfermeiro no Pré-Natal, Assistência à Saúde Bucal para gestantes e Apresentação dos Protocolos Municipais de encaminhamento ao Pré-Natal na APS.

Um dos objetivos do projeto é implementar atividades que promovam a construção e permanência de processos na Educação Permanente em Saúde. De acordo com a supervisora da Atenção Básica, Glaucia Accordi, esse processo é fundamental para todos os profissionais da saúde. “Todos o conhecimento adquirido é indispensável para que o profissional atue com qualidade à frente da nossa população”, aponta.

Um dos facilitadores do evento foi o Drº Antônio Valderico de Morais Júnior, ginecologista que atende no Centro de Especialidades do Município com pré-natal de alto risco. Ele acredita que a capacitação seja fundamental para continuação de um bom atendimento nas unidades de saúde. “A atenção primária de saúde tem o poder de dar resolutividade nas gestações de baixo risco que somam 85% de todos os casos. A capacitação vem em boa hora porque ela nos impulsiona a contribuir à saúde geral e da população”, pontuou.

A secretária de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, explicou que um dos investimentos do planejamento anual de saúde de Lucas do Rio Verde tem como objetivo o incentivo da Atenção Primária em Saúde. “Demos início com o tema Pré-Natal e seguiremos depois com Hipertensão e Diabetes, são três situações que conduzimos muito bem na atenção primária e a capacitação modular de educação permanente, que envolve toda a equipe, possibilita que todos falem a mesma língua e consigam oferecer um bom atendimento e uma ótima assistência ao cidadão”, finaliza.  

O programa de educação permanente da Saúde conta com três módulos.

O primeiro foi Manejo clínico do Pré-natal; o segundo módulo será Hipertensão Arterial; e o último Diabetes Mellitus na APS.

Dentro dos módulos, estão previstas oficinas nas unidades de saúde e em grupos, um Dia D e a realização de um simpósio em cada etapa, conforme o tema trabalhado.

A previsão de término desse projeto é dezembro de 2022.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino