Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 01 de Maio de 2025

Cidades

Vacinação antirrábica em Lucas do Rio Verde ultrapassa meta vacinal

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA | 02/11/2022 13h 11min

Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

Encerrou nesta segunda-feira (31) a vacinação antirrábica em Lucas do Rio Verde. Durante sua realização foram vacinados 15.002 animais, entre eles 12.936 cães e 2.066 gatos das áreas urbana e rural. Em comparação às edições anteriores, os números atingiram recorde de animais vacinados em nosso município, chegando a 101,63%.

 

 

 

Além de todo planejamento e execução do cronograma desenvolvido pela Secretaria de Saúde, a ação contou com apoio da Vigilância em Saúde, equipes da Vigilância Sanitária do município, e ficou registrada a fundamental colaboração dos donos dos animais que atenderam ao chamado para realizarem esse importante cuidado imunológico.

 

 

 

"O mais bonito dessa campanha é o envolvimento de vários profissionais que se empenharam em vacinar nossos animais, a fim de prevenir essa doença tão grave que é a raiva. Nós, da Secretaria de Saúde, agradecemos o empenho de cada um e também da população que aderiu à campanha”, pontua a supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann.

 

 

 

Realizada por meio do sistema de vacinação nos PSFs na área urbana e na área rural de casa a casa, a campanha com a participação de vários profissionais das secretarias de Saúde e de Agricultura e Meio ambiente.

 

 

 

A vacina antirrábica é adquirida anualmente pelo Ministério da Saúde e repassada aos estados e municípios para a execução da campanha anual.

 

 

 

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, cães, gatos e morcegos. É caracterizada por ser uma encefalite progressiva e aguda, sendo letal em aproximadamente 100% dos casos, causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae. Pode ser transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, mas também pela arranhadura ou lambedura desses animais.

 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

 CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI

Fonte:   Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino