Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 01 de Maio de 2025

Cidades

Vereador Callai alerta sobre aplicativo de transporte de passageiros sem regulamentação

Vereador Callai alerta sobre aplicativo de transpo | 22/02/2019 14h 57min

Em discurso na tribuna, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (18), o vereador Airton Callai (PRB) alertou o Poder Executivo, sobre a existência de empresas não regulamentadas, atuando no transporte de passageiros.

A Lei Federal 13.640 de março de 2018, também conhecida como Lei do Uber, autoriza o serviço de transporte individual, em nível nacional. No entanto, estabelece que os municípios são responsáveis pela regulamentação e fiscalização.

Segundo o vereador, a princípio duas empresas oferecem o serviço no município. Porém, nem a população, nem o poder público sabe quem são essas pessoas.

"A regulamentação vem pra identificar quem oferta o serviço, como funciona, se os impostos municipais estão sendo recolhidos e garantir a segurança de quem trabalha e utiliza o transporte."

Os anúncios estão, principalmente, nas redes sociais. Além da oferta do serviço de transporte mediante aplicativo, a propaganda convida as pessoas a trabalhar como motoristas.

De acordo com a lei federal, os interessados em atuar no setor, devem possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria B, apresentar certidão negativa para antecedentes criminais e veículo em boas condições de uso.

Além de fiscalizar o cumprimento dos critérios estabelecidos na lei, é de responsabilidade do município a regulamentação do serviço, com o recolhimento de impostos, exigência de contratação de seguro de vida e seguro obrigatório (Dpvat) e inscrição do motorista como contribuinte individual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo o vereador, todos os outros meios de transporte estão amparados pela lei e regulamentados pelos municípios, com direitos e deveres bem estabelecidos.

"O serviço já está operando em Lucas do Rio Verde, está na lei, sabemos que é permitido. Porém, precisamos regulamentar para que eles paguem os impostos, como os taxistas e mototaxistas, e cumpram a lei."

Fonte:   Ascom/Marcello Paulino