Vereadores aprovam projeto e município terá de construir faixas elevadas nas proximidades das escolas
TRÂNSITO | 25/06/2019 17h 16min

Os vereadores aprovaram na noite desta segunda-feira (24), em sessão ordinária, o Projeto de Lei n. 29/13, que trata da construção de faixas elevadas para a passagem de pedestres nas proximidades das escolas.
A proposta é do vereador Dr. Wagner Godoy (SD) e visa garantir que, principalmente, as crianças e adolescente possam chegar e sair da escola em segurança.
Segundo o vereador, a obrigatoriedade de construção de faixas elevadas com passagem de pedestre é para todas as escolas das redes, municipal, estadual e particular, de Lucas do Rio Verde.
As faixas deverão ser instaladas no mesmo nível da calçada, em material próprio para o tráfego de veículos, com pintura diferenciada e sinalização indicativa de velocidade máxima e passagem de pedestres.
"As crianças saem das escolas empolgadas, com fome e muitas vezes, não prestam a atenção ao atravessar a rua. A intenção das faixas é fazer com que os condutores reduzam a velocidade, evitando acidentes", ressaltou Godoy.
O projeto foi aprovado com cinco votos favoráveis e três contrários. Votaram contra os vereadores, Marcos Paulista (PTB), professora Cristiani Dias (PT) e Jiloir Pelicioli - Mano (PDT).
De acordo com o vereador Mano, o projeto é inconstitucional, uma vez que o Legislativo não tem poder para elaborar projetos que possam onerar custos ao Executivo.
"Não somos contra a construção de faixas elevadas nas proximidades das escolas, mas o projeto deveria ter sido elaborado pela prefeitura e não por um vereador."
Atualmente, boa parte das escolas já possui faixa elevada para facilitar a saída dos alunos. Muitas foram construídas por meio de indicação dos vereadores ou solicitação da própria comunidade.
O vereador Dr. Wagner ressaltou que a colocação das faixas não é a solução ideal para garantir a segurança dos alunos e que irá cobrar a presença da Guarda Municipal em frente as escolas, nos horários de entrada e saída.
"A educação no trânsito é deficiente, não só em Lucas do Rio Verde, mas em todo o Brasil. Precisamos criar alternativas para prevenir acidentes, incentivando o uso da faixa e o respeito ao pedestre."
Fonte: Ascom/Marcello Paulino